Silva, Jorge Miguel dos ReisMenezes, Lídia Assunção Tavares BrandãoQuental, Nuno Mota Vieira da Câmara2022-01-122022-01-122020-12-162020-11-05http://hdl.handle.net/10400.6/11692Apesar do transporte aéreo ser um ramo da aviação muito regulamentado, continua a apresentar ocorrências onde o erro humano está presente. Atualmente, a fadiga dos pilotos é reconhecida como um perigo que afeta o seu desempenho e que pode colocar em risco a segurança dos voos. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é avaliar o impacto da fadiga cognitiva nos pilotos de linha aérea e de que forma esta pode contribuir para a ocorrência de acidentes e incidentes. A fadiga cognitiva dos participantes foi monitorizada por quatro métodos indicados pela International Civil Aviation Organization (ICAO), sendo dois deles subjetivos – o diário de sono (DS) e a Samn-Perelli 7-Point Fatigue Scale (SPS), e os outros dois objetivos – a Tarefa de Vigilância Psicomotora (PVT) e a actigrafia, concretizada através da utilização do actiwatch ReadibandTM 5. Ao longo dos períodos de serviço de voo (FDPs), o desempenho dos pilotos ainda foi avaliado pelas pontuações provenientes do software que a euroAtlantic Airways (EAA) utiliza no processo de gestão da fadiga dos seus tripulantes, o FAID®. Além da componente experimental, os quatro pilotos responderam, também, a um questionário que abordava a temática da fadiga. Os resultados obtidos permitiram não só compreender se os pilotos têm consciência da alteração do seu estado de alerta, como também identificar fatores que afetam os seus níveis de desempenho. Foram analisados onze setores de voo, num total de sete FDPs, sendo que, entre o início e o final de cada FDP, se observaram alterações significativas nas classificações feitas na escala SPS, nos tempos de reação (RTs) e nas pontuações de fadiga produzidas pelos modelos biomatemáticos associados à técnica da actigrafia e ao software FAID®. Estas variações nos resultados induzem a uma alteração do risco de acidente ou erro grave, pelo que este foi classificado em três momentos dos FDPs: antes do primeiro setor, após o primeiro setor e, finalmente, após o segundo setor.Despite being a highly regulated branch of aviation, air transport continues to show occurrences where human error is present. Pilot fatigue is now recognized as a hazard which affects their performance and can put flight safety at risk. In this regard, the general objective of this study is to assess the impact of cognitive fatigue on airline pilots and how it can contribute to the occurrence of accidents and incidents. The participants’ cognitive fatigue was monitored according to four methods indicated by the International Civil Aviation Organization (ICAO), being two of them of a subjective nature – the sleep diary (DS) and the Samn-Perelli 7-Point Fatigue Scale (SPS), and the other two of an objective nature – the Psychomotor Vigilance Task (PVT) and the actigraphy, which could be achieved by using the actiwatch ReadibandTM 5. During their flight duty periods (FDPs), the pilots’ performance was also assessed according to the score delivered by the software that euroAtlantic Airways (EAA) uses in their crew fatigue management process, the FAID®. In addition to the experimental component, the four pilots also responded a questionnaire regarding the fatigue subject. The obtained results not only allowed to understand whether the pilots are aware of their alert state, but also to identify factors which affect their performance levels. Eleven flight sectors were analysed, in a total of seven FDPs: between the beginning and the end of each FDP, significant changes were observed concerning the assessment on the SPS scale, the reaction time (RT) and the fatigue score generated by the biomathematical models associated to the technique of the actigraphy and the software FAID®. These variations in the results induce a change in the risk of accident or serious error, as a result, this was classified in three different moments of the FDPs: before the first sector, after the first sector and, finally, after the second sector.porAcidentes e IncidentesDesempenho de Pilotos de Linha AéreaFadiga CognitivaFatores HumanosSegurança de VooFatores Humanos e Segurança de VooO Caso da Fadiga Cognitiva em Pilotos de Linha Aéreamaster thesis202847373