Amoreira, Luís José MaiaLourenço, Margarida Manuel Viegas Rodrigues Pinto2018-07-312018-07-312014-11-32014-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/5564Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pretende desenvolver um tema escolhido pelo Professor Estagiário, assim como descrever todas as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo 2012/2013, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã. Este Relatório é composto por 3 capítulos, conclusões, referências bibliográficas e anexos. O capítulo 1 desenvolve um dos temas lecionados no 9º ano de escolaridade, a Lei de Arquimedes. Este enquadra-se no subcapítulo 2 “Movimentos e Forças”, inserido na Unidade 1 “Em Trânsito” do programa de Ciências Físico-Químicas, do 9º ano. Descreve vários conceitos importantes para o seu estudo como a massa específica, peso específico, peso específico relativo e pressão. Aborda ainda metodologias para o estudo da hidrostática. O Capitulo 2 apresenta quatro planos de aula: uma aula da componente de Física e outra da componente de Química no Ensino Básico (9º ano) e outro tanto para o Ensino Secundário (10º ano). A aula de física preparada para o ensino básico cobre a matéria relativa ao estudo da impulsão e a Lei de Arquimedes; a de química as ligações químicas; para o ensino secundário, são abordados os temas de balanços de energia e Primeira Lei da Termodinâmica (Física) e tabela periódica (Química). O capítulo 3 aborda as Atividades de Enriquecimento e Complemento Curricular desenvolvidas pelo núcleo de estágio da Escola Secundária Frei Heitor Pinto no decorrer do ano letivo 2012/2013. Para terminar é feita uma conclusão de todo o trabalho, seguido das referências bibliográficas e os anexos que descrevem a Escola Frei Heitor Pinto, assim como as turmas do 9º e 10º anos de escolaridade onde foi realizado o estágio.This practicum report was prepared in partial fulfillment of the requirements of the Degree of Master of Science in Physics and Chemistry Teaching at pre-University Levels. It is composed of a research work on a topic related to the curricula of pre-University physics education, four lesson plans on Physics and Chemistry suitable for middle school students, and a description of all activities and initiatives organized by the trainee teacher during the internship at Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã, during the academic year 2012/2013. The topic chosen for the research work was the statics of fluids, with emphasis on buoyancy and the Law of Archimedes. In Portuguese curricula, this subject is taught in the 9th grade. This research work is the matter of Chapter 1. Chapter 2 presents four lesson plans that were actually used during the internship. Two lessons were taught to nine-grade students, one on buoyancy forces and Archimedes' Law (Physics) and the other on chemical bonds (Chemistry); the two remaining lessons were given to eleventh-graders, on energy balances and the First Law of Thermodynamics (Physics) and the Periodic Table (Chemistry). Chapter 3 lists all the activities promoted by the trainee teacher during pedagogical practicum.porEnsino FísicaHidrostáticaImpulsãoLei de ArquimedesLei de PascalPlano de AulaHidrostáticaPrincípio de Arquimedesmaster thesis201645629