Paço, Arminda Maria Finisterra doPalinhas, Maria João Boucho2015-02-032015-02-0320102010http://hdl.handle.net/10400.6/2971A resposta política apropriada para se ser competitivo, e capaz de alcançar crescimento económico e coesão social passa, em grande parte, pelo empreendedorismo. Actualmente, poucos jovens consideram iniciar e gerir o seu próprio negócio como uma opção de carreira realista e apelativa. Assim, é necessário que os mais jovens sejam expostos ao conceito de empreendedorismo, desde a mais tenra idade. Neste sentido, é objectivo deste estudo compreender que características e motivações tentam incutir nas crianças os programas de empreendedorismo. Para obter estas respostas foi utilizada uma metodologia qualitativa e uma aproximação quantitativa resultando no levantamento dos programas de empreendedorismo e do estudo mais aprofundado de um dos programas – Aprender a Empreender - Junior Achievement Portugal– que serviu de estudo de caso e foi a fonte de recolha dos dados a partir da observação e de questionários aplicados longitudinalmente. Através da investigação empírica foi possível concluir que o nível de conhecimentos adquiridos por parte das crianças aumentou após a experiência educacional. Assim, com este estudo conclui-se que é importante para as crianças terem contacto com programas de ensino de empreendedorismo, uma vez que estes têm como objectivo incutir e desenvolver características pessoais importantes que serão cruciais para se ser um empreendedor. Aliás a situação ideal dar-se-ia se as crianças tivessem acesso precoce e contínuo ao ensino do empreendedorismo ao longo de todos os níveis do sistema educacional.porEnsino de empreendedorismo - CriançasEnsino de empreendedorismo - PedagogiaEnsino de empreendedorismo a criançasmaster thesis