Míguez, Ana Belén CaoRomano, Lúcia Filipa Abreu2023-01-182023-01-182021-11-122021-10-08http://hdl.handle.net/10400.6/12677O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, inserido numa perspetiva comunicativa, sustenta as potencialidades a ter em conta no âmbito do ensino das línguas, mais particularmente em português e espanhol, que abordamos na nossa dissertação. As diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol alicerçam-se nas competências comunicativa e pragmática, cuja reflexão se apresenta, baseando-nos em autores de referência. O desenvolvimento das referidas competências exerce uma relação de causa-efeito com as questões socioculturais e sociolinguísticas, que, por sua vez, estão implicadas com as relações sociais, onde se insere a cortesia ou a falta dela responsáveis pelo equilíbrio social. O estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionado integra igualmente a nossa dissertação, onde se apresenta a escola, o núcleo, bem como as planificações e respetivos materiais.El Marco común de referencia para las lenguas, encuadrado en una perspectiva comunicativa, sustenta las potencialidades a tener en cuenta el ámbito de la enseñanza de las lenguas, más particularmente en portugués y español, que abordamos en nuestro trabajo. Las diferencias entre las formas de tratamiento del portugués y del español se fundamentan en las competencias comunicativa y pragmática, cuya reflexión se presenta, basándonos en autores de referencia. El desarrollo de las referidas competencias ejerce una relación de causa-efecto con las cuestiones socioculturales y sociolingüísticas, que, a su vez, están implicadas en las relaciones sociales, donde se enmarca la cortesía, o la falta de ella, responsables por el equilibrio social. Las prácticas pedagógicas están igualmente contempladas en nuestro trabajo, en el cual se describe el centro escolar, el núcleo, bien como las planificaciones y respectivos materiales.porContextosCortesiaFormas de TratamentoPortuguês e EspanholAs diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol (contexto escolar e familiar)master thesis203175298