Martins, Júlio Manuel CardosoRocha, Cristiana Moreira2015-03-122015-03-122010http://hdl.handle.net/10400.6/3146Com as alterações sociais a sucederem-se a um ritmo cada vez mais acelerado, as mudanças nas escolas como locais privilegiados de formação de cidadãos activos e responsáveis, são inevitáveis. Essas mudanças originam novas concepções de educação e formação. Segundo Cardoso (2009) o “ conceito escola foi também alterado com o tempo, passando a ser uma organização dinâmica e portadora de sentido”. Surge, desta forma, uma visão diferente da profissão docente, que encara o professor como um profissional capaz de reflectir sobre as práticas, de as questionar e de consequente, as mudar, passando de uma concepção tradicional, que aplica teorias e princípios que outros conceberam. (Fernandes, 2000) Com a limitação das áreas prioritárias para a mudança, destacamos a melhoria da qualidade de ensino e a redefinição das competências que o aluno deve adquirir e desenvolver para se integrar na época em que vivemos. A formação e o desenvolvimento profissionais dos professores que integram essa mudança, através da promoção de culturas reflexivas, críticas e colaborativas, que incentivam o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e da comunidade educativa. Assim, o papel do orientador dentro do estágio pedagógico surge como um dos principais intervenientes no processo educativo, assumindo e acompanhando a prática pedagógica, orientando-a e reflectindo com a finalidade de proporcionar ao futuro docente, uma prática de qualidade. [...]porEducação física - EnsinoEducação física - Ensino secundárioEducação física - Aula - PlaneamentoEducação física - Estágio pedagógicoDesporto escolarEstágio pedagógicomaster thesis