Gonçalves, GiselaElias, Herlander2020-12-282020-12-282013Gonçalves, G. & Elias, H. (2013). Comunicação estratégica. Um jogo de relações e aplicações, in A. Fidalgo & J. Canavilhas (Org.) Comunicação digital. 10 anos de investigação (pp. 135-150). Coimbra, MinervaCoimbra, Colecção Comunicação9789727983421http://hdl.handle.net/10400.6/10908As novas tecnologias de comunicação digital, em especial, desde a emergência da Web 2.0, tornaram-se um canal de comunicação extremamente importante na construção de relações entre as organizações e os públicos, tanto ao nível das relações públicas como do branding. Neste artigo, dividido em duas partes principais, procura-se em primeiro lugar refletir sobre a importância de as organizações deixarem de utilizar os novos media como mais um mero canal de promoção unidirecional, mas antes como um veículo incontornável de promoção de diálogo e envolvimento. Comunicação dialógica, interatividade, engagement e “paracrise” são alguns dos conceitos-chave que subjazem a esta reflexão e que permitem enfatizar a importância crescente de saber gerir as relações on-line entre as organizações e os públicos. Na segunda parte do artigo, procedemos a um outro tipo de análise, relacionada com Branding e marcas, onde a plataforma de estudo são os programas, as “Aplicações” (conhecidas como “Apps”), em voga nos smartphones Apple iPhone 5 e computadores tablete Apple iPad 4. O ponto de interesse nestas aplicações reside no facto de serem lúdicas e o conteúdo ser relacionado com marcas conhecidas.porRelações PúblicasGestão de relacionamentoAppsComunicação estratégicaComunicação estratégicaUm jogo de relações e aplicaçõesbook part