Ferreira, João José de MatosMiragaia, Dina Alexandra MarquesFernandes, Daniela Fonseca2022-01-242022-01-242021-11-232021-09-22http://hdl.handle.net/10400.6/11969Atualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas.Currently professional clubs face an intense organizational and operational environment, and it is essential to find ways to apply their tangible and intangible assets to achieve a sustainable competitive advantage over their competitors. ResourceBased View can be an approach used to support the strategic decision-making process. Thus, this study aims to analyze the implication of organizational orientations in football clubs participating in portuguese professional competitions. As methodology, an entreview was applied to stakeholders of five clubes participating in portuguese professional competitions (three of Liga NOS and two of Liga Portugal 2 SABSEG), based on five dimensions (Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, Learning Orientation, Resources, and Performance). The results show that the application of these organizational orientations seem to have a positive influence on clubes. It was also possible to verify the more orientations are applied, the better the performance of the club and beyond that the more orientations are applied, the better the club's performance. This study is relevant for sports organizations in general, as it identifies a set of assets that when applied can increase organizational performance. It also allows to assist in the definition of strategies that can improve the competitive advantage of sports organizations.porCompetições ProfissionaisFutebolOrientações OrganizacionaisVantagem CompetitivaVisão Baseada Nos RecursosA Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais PortuguesasUma Perspetiva Baseada nos Recursosmaster thesis202890856