Simões, Maria de Fátima de JesusRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaMaia, Luís Alberto Coelho RebeloMendes, Paula Susana Gonçalves Guerreiro2019-12-182019-12-182017-10-272017-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/7991A Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura (PAE-DL) é uma dificuldade de aprendizagem que surge nos primeiros anos escolares, tornando-se crónica e persistente até à idade adulta. Contudo, afeta as características psicológicas e cognitivas dos adolescentes e jovens adultos portadores desta perturbação, resultando muitas vezes nas mais diversas formas de psicopatologia, comprometendo em maior ou menor grau, as atividades diárias. Posto isto, a presente investigação propôs-se a estudar sintomas psicopatológicos (somatização; obsessão/compulsão; sensibilidade interpessoal; depressão; ansiedade; hostilidade; ansiedade fóbica; ideação paranoide; psicoticismo) e falhas cognitivas (memória; atenção; função motora) numa amostra composta por adultos com e sem PAE-DL. Participaram neste estudo 387 sujeitos, com idades compreendidas entre 18 e 65 (M=31,1; DP= 10,5), na sua maioria pertencente ao género feminino (n=288; 75%). Os resultados do estudo mostram diferenças estatisticamente significativas de sintomas psicopatológicos e de falhas cognitivas entre adultos com e sem PAE-DL. Para além do mencionado, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas de sintomas psicopatológicos quanto ao género masculino entre adultos com e sem PAE-DL, contrariamente ao género feminino. Quanto às falhas cognitivas verificam-se diferenças estatisticamente significativas em ambos os géneros. Por último, também se verificou uma correlação positiva entre os sintomas psicopatológicos e as falhas cognitivas, quanto ao género feminino, em adultos com PAE-DL, embora não tenham sido encontradas diferenças estatisticamente significativas face ao género masculino. Podemos concluir que os sintomas psicopatológicos e as falhas cognitivas são duas variáveis associadas à PAE-DL, podendo as mesmas comprometer a vida do sujeito nos mais diferentes níveis (pessoal, profissional, académico).Specific Learning Disability with Reading Deficit (DL-EPA) is a learning disability that arises in the early school years, becoming chronic and persistent into adulthood. However, it affects the psychological and cognitive characteristics of adolescents and young adults with this disorder, often resulting in the most diverse forms of psychopathology, affecting to a greater or lesser extent daily activities. The present study aimed to study psychopathological symptoms (somatization, obsession/compulsion, interpersonal sensitivity, depression, anxiety, hostility, phobic anxiety, paranoid ideation, psychoticism) and cognitive failures (memory, attention, motor function) in a composite sample by adults with and without DL-EPA. A total of 387 subjects, aged 18-65 (M = 31.1; SD = 10.5), mostly female (n = 288; 75%) participated in this study. The results of the study show statistically significant differences of psychopathological symptoms and cognitive failures between adults with and without DL-EPA. In addition to the above, no statistically significant differences in psychopathological symptoms were found for males between adults with and without DL-EPA, contrary to the female gender. Regarding cognitive failures, there are statistically significant differences in both genders. Finally, there was also a positive correlation between psychopathological symptoms and cognitive failures, as for the female gender, in adults with DL-EPA, although no statistically significant differences were found in relation to the male gender. We can conclude that psychopathological symptoms and cognitive failures are two variables associated with DL-EPA, which can compromise the life of the subject at different levels (personal, professional, academic).porFalhas Cognitivas.Perturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na LeituraSintomatologia PsicopatológicaSintomatologia Psicopatológica e Falhas Cognitivas em adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura (PAE-DL)master thesis202341186