Nascimento, André BarataPinho, Pedro David Borronha de2013-07-262013-07-262010http://hdl.handle.net/10400.6/1283Ao ler o artigo 9 da Lei de Bases do Sistema Educativo Português [LBSE], referente aos objectivos gerais do ensino secundário, podemos afirmar que estes orbitam em torno de dois vectores fundamentais. Em primeiro lugar, o ensino secundário deve assegurar uma preparação técnica e tecnológica com vista à entrada dos alunos no mundo do mercado de trabalho e, simultaneamente, não pode descuidar a formação humanística, tendo como referência os valores sociais sob uma perspectiva/reflexão crítica. A sensibilidade pedagógica para esta necessidade deriva da consciencialização por parte das sociedades de que uma educação centrada apenas no desenvolvimento técnico, não dá resposta à complexidade cada vez maior dos seus desafios. O que acontece nas sociedades contemporâneas é que apesar de termos ao nosso dispor um amplo conhecimento das culturas, dos países, e do funcionamento do próprio homem, não parecemos dar mostras de compreender o mundo, os outros ou nós mesmos. A prova dessa incapacidade é o uso constante que o homem faz da violência. Hoje, as sociedades contemporâneas são caracterizadas por serem planetárias, transnacionais e transpessoais. Elas são constituídas por diferentes tipos de pessoas, culturas e credos, o que implica uma visão capaz de distinguir, mas não de separar, a individualidade dos diferentes tipos de contextos. Nesse sentido, o trabalho pedagógico não pode ser entendido como uma actividade simples, uma vez que a sua complexidade envolve condições internas e externas ao espaço circunscrito da sala de aula. [...]porEnsino da filosofiaEnsino da filosofia - TransdiciplinaridadeAfecto - FilosofiaSedução - FilosofiaPersuasão - FilosofiaO ensino da filosofia e a prática transdisciplinarmaster thesis