Correia, João Carlos2020-02-212020-02-212019CORREIA, João Carlos. O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 23-32, nov. 2019. ISSN 1984-6924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p23>. Acesso em: 11 fev. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p23.1984-6924http://hdl.handle.net/10400.6/9434Este texto aborda os fenômenos da desinformação genericamente referidos como fake news, associando-os a agendas marcadas por formas de populismo nacionalista (eventualmente neofascistas) que recorrem às redes sociais para produzirem e selecionarem narrativas preferenciais sob os temas em debate. Considera se que tais fenômenos se inserem num contexto resultante da disponibilidade dos próprios destinatários para descartarem a confirmação da informação em detrimento da gratificação por ela fornecida, implicando a participação dos receptores na sua divulgação e partilha e aumento da desigualdade no acesso à informação. Metodologicamente, este texto insere-se na modalidade de ensaio, utilizando a hermenêutica crítica dos textos, discutindo dados empíricos previamente fornecidos por dados documentais.porFake newsDesinformaçãoEleiçõesConsonânciaDesigualdade InformativaO novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismosjournal articlehttps://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p23