Correia, João Carlos2020-02-202020-02-202003Correia, J.C. Os administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporânea in Media & Jornalismo, (2) 2003, pp. 49-70.1645-5681http://hdl.handle.net/10400.6/9433Neste texto, identifica-se o espectáculo como categoria fundamental da cultura mediatica a qual, ao contrário do que muitos supõem, não se resume à cultura televisiva. Essa vocação espectacularizante, que se traduz muitas das vezes no sensacionalismo e na exploração primária de emoções, surge associada à centralização da cultura mediática nos projectos individuais, no que parece ser um traço da moderna comuni- cação de massa: passa pelos reality shows, pela insistência nos dramas reais e pelas histórias de vida. Será isso uma mera tendência para a despersonalizarão dos indivíduos através da gestão dos seus desejos? Qual é a importância do individualismo na descoberta de novas formas de viver a vida e na afirmação de novos direitos.porComunicaçãoEspectáculoIndividualismoTeoria CríticaPós-ModernismoOs administradores da ilusão: o espetáculo na cultura mediática contemporâneajournal article