O´Hara, Kelly de Lemos SerranoPinto, Patrícia Raquel Paisana2014-06-052014-06-052009http://hdl.handle.net/10400.6/1805O treino de tomada de decisão em contexto policial não é uma temática recente. Contudo a pesquisa demonstra que agentes policiais que recorrem ao uso de força letal, não têm a devida preparação para intervir em situações reais, tendo implicações no seu sucesso, que raramente excede 50%, e no número crescente de incidentes que envolveram disparos acidentais. Segundo a revisão da literatura conclui-se que as situações de treino de tiro em contexto policial não são suficientemente representativas da realidade, porque (1) focam o uso de arma em condições estáticas, dando pouco ênfase à complexidade de decisões que normalmente são solicitadas; (2) simplesmente não conseguem incorporar as circunstâncias desafiantes que estão frequentemente presentes na situação real; 3) falta de estruturação de conhecimento nesta área, com naturais implicações; 4) a dificuldade de articular os diferentes constrangimentos inerentes às situações e 5) pelos custos inerentes aos processos de treino, desde financeiros, temporais, materiais e humanos. O objectivo do presente trabalho é (a) analisar as situações de treino de tiro em contexto policial; (b) caracterizar o contexto e a situação de tiro; (c) definir as variáveis pertinentes; (d) discutir a representatividade das situações de treino existentes. Método: A amostra foi constituída por 15 estudos no âmbito do treino de tiro. Sobre a pesquisa realizada definiram-se os critérios de análise e parâmetros de modo a uniformizar a recolha dos dados pertinentes que permitiram comparar os estudos entre si. O tratamento dos dados foi feito com base na distribuição percentual dos critérios e parâmetros definidos. Resultados: Apenas 40% dos estudos são realizados em contexto policial e no que se refere às variáveis do desempenho no tiro, a qualidade (50%) e o tipo (67%) da resposta são as predominantes, combinadas com variáveis do indivíduo (51%) do ambiente (17%) e da tarefa (17%). Relativamente às situações de treino a abordagem mais utilizada 33% é a carreira de tiro indoor, sendo as restantes abordagens equitativamente utilizadas (cerca de 17%). Na globalidade dos estudos evidencia-se que 73% dos estudos recorrem a alvos estáticos, 87% utilizam distâncias pré-establecidas e não variáveis, 73% não apresentam movimentação do atirador e 73% não existe a presença do adversário. A maioria das situações não apresenta variabilidade na realização da tarefa. Conclusão: Os dados obtidos vão ao encontro das críticas levantadas pela bibliografia, relativamente à falta de representatividade das situações de treino de tiro em contexto policial. Para colmatar este problema sugerem-se um conjunto de considerações a ter em conta no treino desta competência.Introduction: The issue of appropriate decision training for the police is not a new concern. However, research shows that agents who have employed lethal force do not have the appropriate preparation to intervene in real situations, with implications on the success of performance (which marginally exceeds 50%) and an increase in the number of incidents that involve the involuntary discharge of weapons. Training situations are characterized by a poor representativeness of the reality because (1) the focus is on the use of weapons in static conditions with little emphasis on the complexity of decisions that are currently demanded; (2) they simply do not incorporate the challenging circumstances that are so frequent in real situations; (3) there is little structural knowledge in this area, which has obvious implications; (4) it is difficult to characterize the inherent problems that arise in these situations; (5) there are inherent costs involved in the training process, whether financial, temporal, material or human. The objective of the present work is (a) to analyse firearms training in police context; (b) characterize the context and situation of firearms training; (c) define the relevant variables and (d) discuss the representivity of existing training situations. Methodology: The sample has been taken from fifteen studies conducted on firearms training. Our research defines the analytical criteria and parameters of these studies in order to create a uniform system that permits us to compare the studies among themselves. This was done using percentual bases of the criteria and parameters. Results: Only 40% of the conducted studies were done so in police context, and in reference to firearms training variables, 50% refer to quality of response and 67% to the type of response. These were the predominant variables, together with the ones related to the individual (51%), the environment (17%), and the task (17%). 33% of the studies were conducted at an indoor target range. From the globality of the studies, we can see that 73% of the studies were conducted on static targets, 87% used pre-determined non-variable distances, 73% of the marksmen were firing from a static position and in 73% of the cases, no adversary was present. In the majority of the situations, there was not task variation. Conclusion: Based on research recommendations, this study concludes that the existent police training situations with firearms are not sufficiently representative of reality. So, the proposal presented in this work considers the relevant constraints that need to be manipulated and carried out in scenes close to real situations. There are some important implications for police firearms training among the many findings, and this study concludes with recommendations to improve representative task design.porContexto policialTreino de tiroUso de armasTreino policialTreino de tiro: análise de situações de treino em contexto policialmaster thesis