Martins, Ana Maria Tavares FerreiraCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaGomes, Sílvia Marisa Dias2020-01-212020-01-212017-3-162017-2-9http://hdl.handle.net/10400.6/8546São vários os estudos que vêm, ao longo do tempo, tentar provar a relação existente entre a arquitetura e a música. A grande questão que se impõe é, no entanto, se será a arquitetura que influencia a música, atendendo à história da evolução da música, ou se é, por outro lado, a música que influencia a arquitetura, do ponto de vista em que os sons e melodias podem expandir a criatividade do arquiteto. Ainda assim, não é possível determinar com certeza, qual das artes terá mais peso neste jogo de influências. É no sentido de firmar a música como uma arte intrínseca à arquitetura que surge esta dissertação. Desta forma, e com o objetivo referido, serão abordadas questões que vão desde uma contextualização de carácter mais histórico, até questões de outro âmbito que poderão indicar, com alguma certeza, a relação entre estas duas formas de arte. Como objetivos, a dissertação pretende traçar uma proposta de metodologia, que irá apoiar na conceção de espaços destinados à execução musical. Para isso, serão tidos em conta aspetos como a criação musical bem como a projetual. Será feita a comprovação da metodologia através de uma proposta arquitetónica cenográfica, que responderá às solicitações impostas por especialistas na área da música, e que ditarão o programa a ser cumprido. Em termos de materialização pretende-se que a proposta a desenvolver revele as conclusões extraídas da vertente teórica do trabalho, apoiado ainda naquelas que serão as contribuições em termos de opinião de elementos relacionadas com ambos os mundos (arquitetura e música), através de inquéritos. Esta dissertação permitirá uma base teórica e metodológica para a relação entre a arquitetura e a música, tanto nos aspetos que as unem como nos que as separam, permitindo retirar conclusões úteis.There are many studies, which thought the time, are trying to attest the relation between architecture and music. But the question is, do the architecture influence the music, once that all the history of musical evolution shows that, or instead, do the music influence the architecture, once that sounds and melodies could evoke the architect’s creativity. Anyway, it’s not possible to define, surely, which of the arts has more strength in this game of influences. Affirming music as an intrinsic art to architecture is the subject of this dissertation. Thus, the primary goal will approach questions as historical contextualization or other questions that will demonstrate the connection between these two art forms. This dissertation will achieve a methodological proposal, which will be supported by the conceptual layout of architectural scenographic spaces where the primary use will be the musical performance. For that, will be considered points as the musical or architectural creation. The created methodology will be demonstrated throughout an architectural proposal that will answer to the solicitations imposed by music specialists, who will estipulate the program to be followed. In terms of materialization the developing proposal should reveal the conclusions extracted thought the theoretical support of this work, reinforced also by the opinion of elements related to the both worlds (architecture and music), through surveys. This dissertation will set not only theoretical but also methodological bases to the connection between architecture and music thought unifying features as well as disconnected features allowing useful conclusions.porArquiteturaCenografiaMetodologiaMorfologiaMúsicaArquitetura: Sonoridade e Gestomaster thesis202346595