Vitória, Paulo dos Santos DuarteLopes, Joana Letícia Gonçalves2024-11-222024-11-222024-06-052024-03-28http://hdl.handle.net/10400.6/14723Introdução: Em geral, o conceito de “comunicação clínica” refere-se à comunicação entre médico e doente. No entanto, é comum a presença de um familiar do doente, por exemplo, durante a consulta médica. Esta situação é frequente no contexto da pediatria e pode ser designada através do conceito de comunicação triádica, tipicamente descrito na literatura como a comunicação desenvolvida entre médico-doente-acompanhante, no âmbito da prestação de cuidados de saúde. Objetivos: Este estudo visa caracterizar as perspetivas e opiniões dos pediatras sobre a comunicação triádica e os fatores que influenciam a comunicação com as crianças e os seus acompanhantes, qual o papel de cada um e quais as estratégias que promovem a efetividade da comunicação clínica nesta situação. Métodos: Este é um estudo qualitativo, caracterizado por uma recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas baseadas no estudo "Comunicação em saúde na saúde infantil: estudo sobre a perceção dos pediatras". No total foram realizadas 20 entrevistas a pediatras de 9 hospitais de Portugal, dos quais 18 eram do sexo feminino. Resultados: Apurou-se, de forma consensual, que a existência de tempo, literacia em saúde, decoração adequada dos espaços e escuta ativa e empática são fatores importantes para o sucesso da comunicação triádica no contexto da pediatria. Em sentido contrário, o cansaço profissional, o fenómeno de doctor shopping e as barreiras linguísticas figuram entre os fatores que podem configurar um entrave à mesma. Criança e acompanhante detêm um papel central. Existe uma grande pluralidade de estratégias usadas pelos pediatras para ultrapassar dificuldades e aumentar a efetividade numa situação de comunicação triádica, das quais são exemplo adaptar a linguagem e explicar os conceitos de forma clara e objetiva. Discussão e Conclusão: Este estudo destaca a importância de caracterizar a comunicação triádica em pediatria e de ajustar a comunicação clínica a esta situação. Os fatores facilitadores identificados devem ser potenciados, enquanto que os obstáculos devem ser reconhecidos e contornados, propiciando assim a utilização de estratégias para lhes fazer face. Conclui-se ainda que os pediatras consideram o papel das crianças como central para a comunicação triádica, respondendo à necessidade de lhes ser permitido o acesso a informação, privacidade, autonomia e a serem ouvidas e respeitadas.Introduction: In general, the concept of “clinical communication” refers to the communication between doctor and patient. However, it is common for a relative of the patient to be presente, for example, during the medical consultation. This situation is common in pediatrics and can be described as the concept of triadic communication, typically described in the literature as the communication between doctor-patient-carer in the context of healthcare provision. Purpose: This study aims to characterise pediatricians’ perspectives and opinions on factors that influence communication with children and their caregivers, what their role is and which strategies promote effective clinical communication in this situation. Method: This is a qualitative study, characterised by data collection through semistructured interviews based on the study “Comunicação em saúde na saúde infantil: estudo sobre a perceção dos pediatras”. In total, 20 interviews were conducted to pediatricians from 9 different portuguese hospitals, from which 18 were female pediatricians. Results: There was a consensus that time, health literacy, appropriate decoration of spaces and active and empathetic listening are important factors for a successful triadic communication in pediatrics. On the contrary, professional fatigue, the doctor shopping phenomenon and language barriers were among the identified factors that can hinder communication. Child and carer play a central role. There are many strategies used by pediatricians to overcome difficulties and increase effectiveness in a triadic communication situation, such as adapting the language and explaining concepts clearly and objectively. Discussion and Conclusion: This study highlights the importance of triadic communication in pediatrics. The facilitating factors identified should be enhanced, while the obstacles should be recognised and circumverted, thus encouraging the use of coping strategies to address them. The conclusion is that pediatricians consider the children’s role to be central to triadic communication, with the need for them to be allowed access to information, privacy, autonomy and to be listened to and respected.porComunicação TriádicaCriançaPediatriaRelação Médico Doente AcompanhanteRelação Médico-DoenteComunicação triádica – Perceções e Opiniões de Pediatrasmaster thesis203715560