Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaRebelo, Maria Manuela Cardoso2014-06-042014-06-042009http://hdl.handle.net/10400.6/1783Numa tentativa de conhecermos em profundidade os aspectos relativos à linguagem da criança diferente, utilizámos o índice de comprimento médio de palavras por enunciado - MLU – cujo cálculo psicolinguístico nos revela aspectos pragmáticos da linguagem. Para o efeito, desenvolvemos uma actividade alicerçada num diálogo entre educadora e aluna para posterior análise. Uma panóplia de actividades foi sugerida no final da dissertação, no sentido de procurar respostas aos problemas de linguagem evidenciados no âmbito da interpretação do diálogo supracitado. Das Palavras ao Lúdico – Intervenção e Sucesso – assim procedemos: com palavras e sua interpretação posteriormente avaliadas para se proceder a uma eficaz acção.In an attempt to know all the aspects concerning the language of a different child we used the Mean Length of Utterance - MLU - which measures the linguistic productivity in children and reveals pragmatic characteristics of the language. Thus, we developed an activity based in the dialogue between student and educator for further analysis. Several activities were suggested at the end of the dissertation in order to find answers to the language problems identified in the interpretation of the dialogue mentioned above. From words to playful – Intervention and Success – we went along this way: evaluation of the words and their interpretation so that we could effectively act.porLiteratura para criançasIntervenção precoceIgualdade de oportunidadesAquisição de linguagemDas palavras ao lúdico: intervenção e sucessomaster thesis