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Research Project
Novo: Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais. Os casos de Ana Aragão e Catarina Sobral. Antigo: Novas molduras para a ilustração: a autonomia artística e a perspectiva feminina.
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Ilustração híbrida e expandida: diálogos estilísticos, mediáticos e textuais
Publication . Albuquerque, Ana Isabel da Silva; Nogueira, Luís Carlos da Costa
Desde os anos 90, através de uma nova geração de ilustradores, assiste-se ao reavivar e
reconfigurar da ilustração em Portugal. Este período tem sido sinónimo de multiplicidade
de temáticas, estilos, géneros, meios, técnicas e materiais, com particular destaque para a
disseminação do digital.
Além da tradicional ilustração editorial, assistiu-se a uma diáspora da ilustração pelas
mais diferentes áreas: da animação ao teatro, à instalação, aos murais, à escultura, à
arquitetura, entre outras. Esta metamorfose suscitou novas problemáticas,
nomeadamente quanto à própria identidade da ilustração, enquanto área ou disciplina per
se, bem como quanto à comunhão com outras expressões artísticas. Nesse aspecto, a
ilustração mostrou ser o protótipo ideal das práticas interartes. Como tal, achou-se
pertinente abordar esta nova disciplina à luz de conceitos como intertextualidade,
intermedialidade e transmedialidade, ainda não devidamente explorados em ilustração.
Consequentemente, a hibridez detetada no domínio do estilo justificou a proposta de um
ambiente interestilístico como parte do seu carácter dialógico. Assim se percebeu a
ilustração: em expansão e aberta na sua condição matérica, mas também subjetiva.
Metodologicamente, recorreu-se à análise de múltiplos exemplos nacionais e
internacionais, culminando em dois casos específicos, selecionados de modo criterioso:
observada uma mudança de paradigma na viragem do século XX para o século XXI, com
um crescente número de mulheres ilustradoras, escolheu-se analisar as obras das
ilustradoras Catarina Sobral e Ana Aragão, precisamente, pela diferença entre os trabalhos
de ambas. No primeiro caso, mais diretamente ligado ao universo da ilustração e da
animação; no segundo caso, um exímio exemplo de compromisso com o desenho. Ambas
representam a porosidade da ilustração contemporânea portuguesa, muito construída em
torno de um carácter metafórico, mas também paródico, hiperbólico e irónico, sem receio
de recorrer ao hipertexto, à reinterpretação, às remediações e às ressignificações; nem de
conjeturar e imaginar o futuro, entre a realidade e a ficção
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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SFRH/BD/131849/2017