Repository logo
 
Publication

A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda Guess

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Design de Modapor
dc.contributor.advisorLobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de
dc.contributor.advisorCantú, William Afonso
dc.contributor.authorPinto, Catarina Adelaide Alves
dc.date.accessioned2020-03-20T17:06:27Z
dc.date.available2020-03-20T17:06:27Z
dc.date.issued2019-07-23
dc.date.submitted2019-06-26
dc.description.abstractNum período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.por
dc.description.abstractIn a period of imminent social restructuring and in which gender issues are increasingly congruent with the environment that surrounds us. Given the hierarchical and social and cultural distinction of the codes intrinsic to luxury in the clothing sector, the social division of gender is questionable. It is relevant and fundamental to understand and contextualize the symbols and codes inherent to fashion brands and consequently gender. Using a methodology of visual analysis and coolhunting, as a practice of ethnographic inspiration, this research intends to collaborate in the areas of Fashion Branding and Trend Studies with a new perspective. It is intended to build on the skills of the methodology of visual analysis and the sociocultural trends research to consolidate knowledge and acquire information through a triangulation of methods (Composition Analysis, Semiotic Analysis and Discourse Analysis type I), and by comparing information. The objectives of this research examine the influence of gender in the reality of the Guess brand and bring contributions to emerging contemporary paradigms, focusing on the feminine gender, as a brand value in a social and market context.eng
dc.identifier.tid202364550
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10142
dc.language.isoporpor
dc.subjectBranding de Modapor
dc.subjectCoolhuntingpor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectModapor
dc.subjectTendênciaspor
dc.titleA análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda Guesspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Branding e Design de Modapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7178_15124.pdf
Size:
3.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format