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Abstract(s)
A presente investigação ostenta como objecto de estudo o comportamento da criança
enquanto consumidora e a sua relação com o mundo das marcas. A pesquisa realizou-se
através de um método qualitativo/quantificado de entrevistas semi-estruturadas associadas a algumas análises de frequências. Uma amostra de 32 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos foram as protagonistas da investigação. O processo de amostragem utilizado foi a amostragem por conveniência, especificamente através do método por julgamento. A selecção envolveu duas crianças de cada ano de escolaridade (1º, 2º, 3º e 4º anos), uma do sexo feminino, outra do sexo masculino em cada uma das duas escolas analisadas.
Tendo como principais objectivos os de investigar o comportamento social da criança e o seu papel no processo de compra; interpretar a capacidade de influência exercida pelo público infantil; conhecer a que nível percepcionam as marcas, as reconhecem e qual a importância que lhes atribuem; investigar o contributo dos elementos de marca para as crianças, como as
cores, os tipos de letra, as formas, as imagens e as personagens que cativam e prendem o público infantil às marca e percepcionar a ligação que as crianças estabelecem com os aspectos económicos e com os meios de comunicação, o estudo que aqui se apresenta procura enriquecer e contribuir para o conhecimento dos comportamentos tidos por elas.
Assim, sai desse mesmo estudo a convicção de que as crianças são de facto consumidoras
excepcionais. Influenciam e são influenciadas pelos principais agentes sociais com os quais contactam directamente e marcam e são marcadas pelas marcas que elegem e preferem aolongo de todo o seu desenvolvimento e aprendizagem social.
Description
Keywords
Marketing infantil