Publication
Realidade Aumentada na sala de aula: desafios, limitações e caso de estudo
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
dc.contributor.advisor | Pombo, Nuno Gonçalo Coelho Costa | |
dc.contributor.author | Branco, Joana Catarina Afonso | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T14:21:13Z | |
dc.date.available | 2023-02-22T14:21:13Z | |
dc.date.issued | 2022-11-11 | |
dc.date.submitted | 2022-10-10 | |
dc.description.abstract | A tecnologia de realidade aumentada tem vindo a ser cada vez mais uma ferramenta vantajosa em muitas áreas. No ensino permite novas formas de interação e de aprendizagem, através da sobreposição de 25% de conteúdo digital em 75% da realidade. O objetivo da dissertação é avaliar o impacto que a realidade aumentada tem no processo de aprendizagem e medir a sua eficácia no mesmo, bem como responder as seguintes questões: Será que a utilização da tecnologia de realidade aumentada é capaz de promover novos contextos que permitam a aquisição de melhores resultados de aprendizagens nos alunos?; O uso de realidade aumentada mostra-se mais eficaz do que a aprendizagem tradicional?; Os ganhos da aprendizagem são maiores ao usar as aplicações de realidade aumentada quando comparados com outros recursos educacionais?. Para tal foi realizado um estudo bibliográfico e uma experiência que utilizou uma aplicação desenvolvida ao longo da dissertação. O estudo bibliográfico permitiu obter um conhecimento cientifico sobre o uso da realidade aumentada no ensino e responder as questões presentes nos objetivos. Ele revelou que a inserção da realidade aumentada em ambientes educativos é bastante auspiciosa, uma vez que os múltiplos benefícios que ela apresenta para o ensino contribuem para o aumento do ganho da aprendizagem dos alunos. A aquisição do conhecimento por meio da visualização de objetos de três dimensões permite uma melhor envolvência do aluno na aprendizagem, provocando desta forma uma melhor retenção e compreensão de conceitos complexos e abstratos, bem como numa redução da carga de trabalho dos professores e no auxilio da lecionação de conceitos. Porém, a tecnologia de realidade aumentada apresenta algumas limitações e desafios em ambientes educacionais, como a falta de conhecimento da área de informática por parte dos professores, custos elevados de alguns equipamentos que dão suporte a realidade aumentada e adversidades com a rede da internet. A experiência realizada avaliou a aplicação desenvolvida e recolheu um parecer sobre a realidade aumentada no ensino. Os seus resultados mostraram que para a maioria dos participantes o uso da realidade aumentada no ensino tem um enorme potencial para a aprendizagem de conteúdos educativos. Eles reconhecem que quando a tecnologia é aplicada em contexto educativo torna-se numa nova forma de potenciar a aprendizagem dos alunos, permite o enriquecimento da lecionação do professor, proporciona práticas de ensino mais realista, aumenta o interesse do aluno e é mais eficaz que o ensino tradicional. Por outro lado, para a maioria dos participantes a aplicação desenvolvida é bastante frutífera para a aprendizagem de competências de programação de linguagem Python, uma vez que o conteúdo que ela transmite é claro e esclarecedor, é apelativa, dispõe de um design atrativo e é de fácil utilização. Em suma, apesar da tecnologia de realidade aumentada apresentar alguns desafios e limitações em contexto de sala aula ela mostra que é bastante eficiente para o processo de ensino, uma vez que proporciona uma melhor experiência para os professores e alunos. Ela permite a transformação de conceitos complexos em algo que é próximo a realidade do aluno, contribuindo desta forma para numa maior motivação e interesse do aluno pelo conteúdo. | por |
dc.description.abstract | Augmented reality technology is becoming an advantageous tool in many areas. In education it allows for new forms of interaction and learning, by overprinting 25% of digital content in 75% of of reality. The aim of the dissertation is to evaluate the impact of augmented reality technologies in the learning process and measure its effectiveness and to answer the following questions:Is the use of augmented reality technology able to promote new contexts that enable the acquisition of better learning outcomes in students?;The use of augmented reality proves to be more effective than traditional learning?; Are the learning gains greater when using augmented reality applications when compared to other educational resources? For this, a bibliographic study and an experiment were carried out that used an application developed throughout the dissertation. The bibliographic study allowed obtaining a scientific knowledge about the use of augmented reality in teaching and answering the questions present in the objectives. He revealed that the insertion of augmented reality in educational settings is quite auspicious, since the multiple benefits it presents for teaching contribute to increasing student learning gain.The acquisition of knowledge through the visualization of three-dimensional objects allows a better involvement of the student in learning thus causing a better retention and understanding of complex and abstract concepts, as well as in a reduction of the teachers’ workload and in helping them to teach concepts. However, augmented reality technology presents some limitations and challenges in educational environments,such as the lack of knowledge of the computer science area on the part of teachers, the high cost of some equipment that supports augmented reality and adversities with the internet network. The experiment evaluated the application developed and collected an opinion on augmented reality in teaching. Their results showed that for the majority of participants the use of augmented reality in teaching has enormous potential for learning educational content. They recognize that when technology is applied in an educational context it becomes a new way to enhance student learning, enriches the teacher’s teaching, provides more realistic teaching practices, increases student interest, and is more effective than traditional teaching. On the other hand, for most participants the application developed is quite fruitful for learning Python language programming skills, since the content it conveys is clear and enlightening, is appealing, has an attractive design, and is user-friendly. In short, although augmented reality technology presents some challenges and limitations in the classroom context, it is proving to be very efficient for the teaching process as it provides a better experience for teachers and students. It allows the transformation of complex concepts into something that is close to the reality of the student, contributing in this way to a greater motivation and interest of the student for educational content. | eng |
dc.identifier.tid | 203226178 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/13231 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Realidade Aumentada | por |
dc.title | Realidade Aumentada na sala de aula: desafios, limitações e caso de estudo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Engenharia Informática | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 9391_19883.pdf
- Size:
- 7.22 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format