Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio final da PES.pdfTese4.99 MBAdobe PDF Download
Anexos.zipAnexos2.84 MBUnknown Download
Apêndices.zipApêndices389.46 MBUnknown Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso.
This internship report is the result of an investigation called "Indiscipline - strategies (re) solution" and their application methods collected in a class with these characteristics. The report is divided into two distinct parts: the first deals is a research using only various literature sources and the second contains the description of supervised teaching practice at School Quinta das Palmeiras, in Covilhã. The research topic is directly related to the practice developed stage. This came with the award of a class of 9th grade who holds unruly behavior and for which there were no responses effective resolution. The focus of research is precisely the search for solutions and correcting behaviors using a wide range of strategies. In relation to teaching practice were conducted extensive range of activities within the school community to be portrayed individually, such as the progress and results of the class during the school year. Both components, theoretical and practical, this report is accompanied by a prior framework, divided into two parts: the first has relevant information directly related to the investigation and the second encompasses aspects related to teaching practice. This report will describe the whole teaching practice developed during the school year 2012/2013 supervised by Professor João Paulo Trigueiros as all reflections and learnings obtained in this way.

Description

Keywords

Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação artística

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License