Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o desenvolvimento de Soft Skills

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9920_21554.pdf5.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Estágio Pedagógico (EP) é uma Unidade Curricular (UC), de carácter obrigatório para o término do 2º Ciclo de Estudos de Ensino de Educação Física nos Ensino Básicos e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Posto isto, o presente relatório de estágio surge como parte integrante da UC e tem como objetivo refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, como professora estagiária de Educação Física (EF) na Escola Secundária Afonso de Albuquerque da Guarda (ESAAG). O estágio realizou-se na ESAAG, iniciando-se a 3 de setembro de 2022 e finalizando a 14 de junho de 2023. Durante este período tive a oportunidade de lecionar a disciplina de EF a uma turma de 7º ano e outra de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Para além destas turmas do ensino regular, lecionei também o Módulo de Orientação a uma turma profissional do Curso Técnico de Desporto do 10º ano. De uma forma mais pontual, entre os meses de fevereiro e abril lecionei a duas turmas de 5º ano. Este relatório apresenta uma síntese das vivências e aprendizagens adquiridas durante a prática supervisionada, que se divide em dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado "Intervenção Pedagógica", descreve-se pormenorizadamente todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, desde o planeamento até à avaliação das turmas do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário. No segundo capítulo é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido que teve como objetivo descrever a perceção dos professores de EF relativamente à importância do desenvolvimento das Soft Skills em contexto de aula. Na globalidade os resultados obtidos demonstram que os professores de EF valorizam as Soft Skills, não se verificando diferenças significativas (p<0.05) na perceção de acordo com o género, tempo de serviço ou ciclo de ensino no qual o docente leciona.
The Pedagogical Internship (PI) is a Curriculum Unit (CU), mandatory for the completion of the 2nd Cycle of Studies in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior (UBI). Therefore, this internship report arises as an integral part of the CU and aims to reflect on all the work developed during the school year, as a trainee Physical Education (PE) teacher at the Escola Secundária Afonso de Albuquerque (ESAAG). The internship took place at the ESAAG, starting on September 3, 2022, and ending on June 14, 2023. During this period, I had the opportunity to teach the PE discipline to a 7th-grade class and a 10th-grade class from the Science and Technologies Course. Beyond these regular education classes, I also taught the Orientation Module to a professional class from the 10th-grade Sports Technical Course. More punctually, between the months of February and April, I taught two 5th-grade classes. This report presents a summary of the experiences and learning acquired during the supervised practice, which is divided into two chapters. In the first chapter, titled "Pedagogical Intervention", all the work developed throughout the internship is detailed, from planning to the evaluation of the classes from the 2nd cycle, 3rd cycle, and secondary education. The second chapter presents the research work developed that aimed to describe the PE teachers' perception of the importance of developing Soft Skills in a classroom context. Overall, the results obtained demonstrate that PE teachers value Soft Skills, with no significant differences (p<0.05) in perception according to gender, length of service, or teaching cycle in which the teacher teaches.

Description

Keywords

Estágio Pedagógico Professora Soft Skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue