FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Amaral, Manuel António Pinto da Silva"
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- Edifícios EscolaresPublication . Xavier, Diogo Arraiano; Amaral, Manuel António Pinto da Silva; Lanzinha, João Carlos GonçalvesEsta Dissertação têm como principal objetivo descrever e analisar as condições a que os alunos de algumas escolas do 1º ciclo da cidade da Covilhã estão sujeitos no seu dia-a-dia, no interior das infraestruturas que são utilizadas como meio para a sua aprendizagem. Ao fazermos uma análise de quinze salas de aula de quatro edifícios escolares pertencentes ao Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã nomeadamente ao efetuar a avaliação das condições de conservação, conforto e qualidade do ambiente interior, pretendemos para além da caraterização dos espaços e do enquadramento teórico, identificar em pormenor as concentrações de monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), formaldeído (CH20), compostos orgânicos voláteis (cov´s) e radão existentes nas salas de aula, como também a recolha, em períodos de duas semanas na estação de aquecimento, dos dados relativos às condições de conforto interior, nomeadamente da temperatura ambiente e humidade relativa. Neste trabalho também foram objetos de estudo e análise as condições de iluminação das salas de aula, bem como se realizou um estudo de termografia que nos permite identificar os pontos singulares da envolvente de cada sala, demonstrando-se como um dos fatores que será determinante para a identificação de possíveis soluções de reabilitação. Foram também desenvolvidas leituras acústicas do tempo de reverberação nas salas em estudo procurando-se avaliar as condições a que os ocupantes das salas estão sujeitos relativamente ao conforto acústico. De seguida comparámos os dados recolhidos nos diversos ensaios com os valores estipulados na normas portuguesas e regulamentação nomeadamente a Portaria nº 353 – A/ 2013 que estipula os valores máximos para concentrações (CO2, formaldeído, cov´s, entre outros) permitindo-nos ter uma perceção das condições fornecidas por cada sala de aula, sendo assim mais fácil identificar os pontos a intervir e as soluções a adotar para minimizar os efeitos negativos na qualidade do ar interior e no conforto Interior insuficiente identificado em várias salas. Por fim identificamos o caso mais gravoso dos casos em estudo sugerindo neste caso algumas possibilidades de reabilitação.