FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FE - DI | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Alves, Samuel Filipe Henriques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um Sistema de Bilhética usando a Plataforma SalesforcePublication . Oliveira, Jaime Alberto Carriço; Inácio, Pedro Ricardo Morais; Alves, Samuel Filipe HenriquesO seguinte trabalho foi desenvolvido a fim de concluir o Mestrado em Engenharia Informática e, para tal, foi divido em duas fases, com o intuito de realizar a primeira fase no primeiro semestre e, consequentemente, a segunda fase no segundo semestre. Assim, na primeira fase, teve início a academia de Salesforce, que compreendeu a concretização de diversos módulos e projetos na plataforma Trailhead, indicados pela empresa onde se realizou o estágio, LOBA.cx, sob supervisão empresarial do Eng. Samuel Alves. De seguida, foi feito o estudo do estado da arte, que consistiu na análise da plataforma Salesforce e de outras concorrentes e, também, na pesquisa de sistemas de bilhética e no estudo das características destes, uma vez que o foco do estágio seria o desenvolvimento de um sistema de bilhética. Adiante, foi feita a planificação do estágio, onde foram enumeradas as tarefas a realizar ao longo do mesmo e, por fim, expostas as tecnologias e as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto. No que diz respeito ao desenvolvimento prático, este foi inteiramente executado na segunda fase e compreendeu a produção de um projeto introdutório às tecnologias, que possibilita a gestão de projetos inerentes ao Salesforce e, finalmente, a implementação de um sistema de bilhética e a sua publicação na AppExchange (uma Plataforma de aplicações Salesforce). O desenvolvimento destes sistemas (em Salesforce) permite obter uma visão unificada do cliente, através da interligação e centralização dos diferentes serviços e pontos de contacto entre a empresa e os clientes. Além disso, a utilização de relatórios e gráficos aliado ao uso de processos otimizados garantem, não só uma apresentação intuitiva dos dados, mas também assegura que estes são mostrados em tempo útil. A implementação de um sistema de gestão bilhética facilita imenso o processo associado tanto à compra como à venda de bilhetes, conforme o ponto de vista, sendo que em ambos as vantagens são várias, desde a simplicidade à eficácia. Além das vantagens referidas e considerando um contexto de pandemia, um sistema deste tipo, ao possibilitar a compra dos bilhetes online, garante a diminuição das filas normalmente associadas à compra dos bilhetes presencialmente o que, consequentemente, favorece o distanciamento social. No final do estágio e à data de entrega, este sistema encontra-se implementado e em total funcionamento.