Browsing by Author "Almeida, Aline Padilha de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Monitoramento de resultados em comunicação: Uma análise do envolvimento de profissionais de assessoria de comunicação do Brasil, Espanha e Portugal no planejamento estratégico e mensuração de resultadosPublication . Almeida, Aline Padilha de; Sá, Sónia Manuela Martins dePara entender o ambiente organizacional é necessário estudar a comunicação, pois sem a rede de processos comunicativos a estrutura das organizações não se manifesta de forma crescente. Assim, pode-se dizer que todos os elementos de uma organização são, de alguma maneira, responsáveis pelo desenvolvimento da comunicação e é preciso envolvimento para que todos possam ser agentes de diagnóstico e auxílio nos problemas e desafios que venham a ser encontrados. A partir disso, é preciso entender que o trabalho desenvolvido em assessoria de comunicação, deixou de ser apenas o de fomentar notícias para a mídia para se tornar uma atividade geradora de resultado. Esse trabalho hoje é essencial no âmbito do planejamento estratégico nas instituições fazendo a leitura dos dados apresentados na mídia e transformando esses dados em informações essenciais no desenvolvimento de ações assertivas. Diante dessa realidade, pretendeu-se verificar, por meio de uma metodologia quantitativa com a aplicação de um questionário, como os profissionais de assessoria de comunicação têm acesso ao trabalho do planejamento estratégico, à mensuração dos resultados e à percepção da importância dessas atividades para a tomada de decisão nas organizações. Entre os 123 questionários respondidos nos três países onde o estudo foi direcionado (Brasil, Portugal e Espanha) a maior parte não participa da criação do planejamento estratégico nas organizações onde atuam, porém dizem ter conhecimento do que é proposto e se dizem envolvidos com o planejamento. Os participantes responderam também que têm conhecimento do que é mensurado em comunicação e a maioria concorda que os dados coletados influenciam na tomada de decisão das organizações. O estudo mostrou ainda que a maior parte das empresas faz uso de softwares para a coleta das informações e que o conhecimento dos dados mensurados impacta diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais na área de assessoria.