Browsing by Author "Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade"
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- Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusãoPublication . Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Simões, Maria de Fátima de JesusCom esta investigação, enfatizámos o contributo do Universal Design for Learning, cujos princípios orientadores compreendidos pelos avanços da neurociência possibilitaram tornar o currículo mais inclusivo e acessível para todos os alunos, articulando uma variedade de estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem, onde se incluem os Recursos Educativos Digitais construídos através da ferramenta de autoria CAST UDL Book Builder. O principal objetivo consistiu em perceber como é que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem contribuir para uma abordagem inclusiva do currículo com recurso ao Universal Design for Learning, para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. Este estudo inscreveu-se num quadro metodológico de abordagem híbrida de tipo descritivoexploratória, suportada num plano de métodos mistos, onde relevou a triangulação de metodologias, técnicas e abordagens, na forma de Investigação-Ação. A recolha de dados foi implementada por meio de questionários, análise documental e observação participante, registos diversos e documentos produzidos coletados em diferentes períodos, bem como através de um vasto conjunto de dados oriundos da atividade prática e reflexiva dos formandos no decorrer da oficina de formação e pós formação, plasmado num diário de bordo. A avaliação da ação de formação pelos formandos assumiu-se como instrumento privilegiado, socorrida da análise descritiva dos dados provenientes do questionário de avaliação e da análise de conteúdo das reflexões dos formandos. Foram também determinantes os resultados obtidos desde o prévio levantamento de necessidades de formação (inquérito por questionário) ao questionário pós formação (Follow-up), ministrado um ano após o términus da formação. Nas conclusões destaca-se o impacto dos dados alcançados para encontrar e desenvolver respostas pedagógicas motivadoras e inovadoras, literácitas, em contexto de sala de aula, reiterando-se a importância da utilização de Recursos Educativos Digitais com o Universal Design for Learning, nomeadamente do CAST UDL Book Builder, como ferramenta promotora da inclusão e da literacia digital para todos os alunos, com e sem Necessidades Educativas Especiais. Os Recursos Educativos Digitais, particularmente os e-books construídos, surtiram um efeito extremamente positivo na aprendizagem, na motivação, na participação, na comunicação e colaboração entre pares, na planificação, na avaliação, na dinamização das aulas (metodologias/métodos), em termos de reflexão crítica dos profissionais, na atualização, no aperfeiçoamento profissional e na mudança de práticas. Emergiram outros pressupostos essenciais para a promoção da inclusão, nomeadamente de que estes recursos educativos tornaram a prática letiva estimulante, permitiram aperfeiçoar procedimentos de inclusão, facilitando a inclusão dos alunos na turma e na escola e cativaram os alunos para os conteúdos a abordar, o que eleva a importância das redes neuronais no processo de ensino e aprendizagem. Estes (novos) percursos inclusivos edificados apontam trilhos para a diversificação e complementaridade de métodos e estratégias de ensino na conceção de dinâmicas motivadoras, inovadoras e literácitas em contexto de sala de aula; para a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos com a tecnologia; para o crescimento profissional continuado apoiado em competências digitais em ação, com impacto muito positivo na prática educativa e consequentes implicações profissionais.
