Browsing by Author "Alves, Matilde Prieto da Silva"
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- A problemática da internacionalização do retalho da modaPublication . Alves, Matilde Prieto da Silva; Rousseau, José António PereiraA internacionalização é uma estratégia que as empresas adotam de modo a expandir os seus mercados de atuação, tornando-se mais competitivas e presentes em mais países. Quando uma empresa decide que quer iniciar a sua atividade no estrangeiro tem de fazer um estudo intensivo sobre como irá abordar esta nova oportunidade, sendo importante que esta tenha em conta aquilo que já foi feito, de modo a poder reduzir ao máximo a sua eventualidade de fracasso. No caso da moda, esta diferencia-se de outras indústrias de retalho por ser uma das que tem maior presença internacional, beneficiando de muitas estratégias para que esta possa ser possível, independentemente dos fatores que possam interferir com a sua expansão. Com o desejo das empresas de procurar mais competição e maiores e novos mercados onde implementar a sua atividade, surgiram padrões e modelos que podem auxiliar nesta nova etapa de comércio de uma marca, que procuram sempre que as empresas tenham em conta as situações culturais, económicas, políticas e sociais dos países onde pretendem entrar, designandose as diferenças destes fatores de um para outro país como distância psíquica. Existem várias estratégias de internacionalização, sendo que, para o retalho da moda, as mais comuns serão a franquia, joint ventures, a abertura de filiais, a exportação e a adquirição de um concorrente. Mesmo que a implementação de pontos de venda internacionais seja um dos grandes objetivos das marcas quando iniciam este processo, uma outra forma de uma empresa marcar presença num mercado internacional é a partir do e-commerce que, com a pandemia do COVID-19 e com as dificuldades das pequenas e médias empresas enfrentam quando pretendem estabelecer-se no estrangeiro, se tornou cada vez mais um canal de distribuição ao qual recorrem os consumidores. Com o intuito de perceber como marcas internacionais e nacionais se expandem para outros mercados, foram analisadas três de cada. Começando pelas internacionais, foram abordadas a Zara, a COS e a Colcci e as marcas nacionais estudadas nesta dissertação foram a Lanidor, a Salsa Jeans e a Sacoor Brothers. Foi também realizado um questionário a consumidores, de modo a perceber o seu entendimento sobre o tema da dissertação e sobre as marcas presentes no estudo.