Browsing by Author "Ayala, Hernan Patricio Moyano"
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- Desenvolvimento e Avaliação de Misturas Betuminosas para Camadas de Desgaste Incorporando Resíduos IndustriaisPublication . Ayala, Hernan Patricio Moyano; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deO tema desta dissertação centra-se na procura de alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para a construção e manutenção de pavimentos, destacando o uso de resíduos industriais como uma valiosa fonte de materiais. O objetivo principal é explorar a integração desses resíduos em misturas betuminosas a quente para pavimentação, visando encontrar eficiência técnica e reduzir o impacto ambiental. A pesquisa começa com uma revisão da literatura sobre resíduos industriais disponíveis no mercado e sua aplicação em misturas betuminosas para pavimentos. São analisadas propriedades físico-químicas, bem como resultados de ensaios de laboratório anteriores. Destaca-se o potencial desses materiais para melhorar a sustentabilidade dos pavimentos. Em seguida é realizada a parte experimental, que inclui a produção de misturas betuminosas a quente para camada de desgaste com betume 35/50 e incorporação de diferentes percentagens de Mistura Betuminosa Recuperada (MBR) assim como a utilização de resíduos da Mina da Panasqueira – agregados grauvaques, em substituição dos agregados graníticos tradicionais. Por fim, procede-se à realização de um conjunto de ensaios mecânicos para avaliar o desempenho dessas misturas, procurando-se a melhor formulação que atenda aos padrões de desempenho necessário, garantindo durabilidade, resistência e estabilidade a longo prazo. Os resultados mostram que as misturas com incorporação de MBR e utilização dos resíduos da Mina da Panasqueira atendem aos requisitos estabelecidos para sua aplicação em pavimentação, em termos de estabilidade e deformação, de acordo com as especificações das normas portuguesas e europeias. Destaca-se a mistura com 20% de MBR como a mais promissora, com melhor resultado em relação ao ensaio Marshall, sensibilidade à água e deformação permanente, apresentando-se como uma solução viável, ambientalmente sustentável, na construção de pavimentos rodoviários.
