Browsing by Author "Azevedo, Nisia Alejandra Rizzo de"
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- Multiperspetivas na construção de contra-frames: uma aplicação da Frame Analysis à coletânea “Vozes da Utopia”, de Svetlana AlexievichPublication . Azevedo, Nisia Alejandra Rizzo de; Correia, João Carlos FerreiraEsta investigação busca compreender como a escritora ucraniana Svetlana Alexievich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura (2015), pelo conjunto de livros de não-ficção que produziu, constrói contra-frames (Chong & Druckman, 2007a, 2007b, 2011, 2012) para os frames dominantes associados a três macro-frames (Constantinescu & Tedesco, 2007) presentes na cultura soviética: a Grande Guerra Pátria, o Grande Império e o Homem Soviético. Trata-se de um enfoque contra-hegemónico (Correia, 2004b; Fairclough, 2001) em relação aos discursos sobre os acontecimentos relatados nos cinco livros da coletânea “Vozes da Utopia”: “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” (1985)”, “As Últimas Testemunhas: Cem Histórias sem Infância” (1985), “Rapazes de Zinco: a Geração Soviética Caída na Guerra do Afeganistão” (1989), “Vozes de Chernobyl: História de um Desastre Nuclear” (1997) e “O Fim do Homem Soviético: um Tempo de Desencanto” (2012). Buscamos enquadrar o suporte utilizado pela autora para tecer os contra-frames, construídos a partir de múltiplas perspetivas e de forma polifónica (Bakhtin, 2002, 2010), enquadrado, nesta tese, simultaneamente, como Jornalismo Literário (Kramer, 1995; Lima, 1993, 2004; Martinez, 2016, 2017) e Literatura Documental do tipo Testemunhal (Chillón, 1999, 2014). O “coro de vozes” coletadas pela autora tensiona a ordem vigente, por meio da revalorização de utopias (Mannheim, 1952; Ricoeur, 1986, 2007), configuradas por novas formas de pensar e sentir os acontecimentos registados e o próprio sentido do que é o socialismo na vida quotidiana das pessoas. Além do contexto histórico dos eventos tratados nos livros, buscamos evidenciar, a partir da Frame Analysis, um percurso histórico, epistemológico e metodológico desta teoria comunicacional, e selecionar conceitos operacionais úteis para a análise dedutiva empreendida, como as noções de macro-frame, frames dominante e genérico e contra-frame, com o suporte de metodologias auxiliares: a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso. Nosso propósito é evidenciar as relações de sentidos entre as variáveis identificadas, a partir de padrões discursivos de tensionamento de sentidos dominantes associados a cada um dos macro-frames, por meio da apresentação de frames genéricos, nomeadamente os de conflito (Smetko & Valkenburg, 2000), que trazem novas perspetivas para compreender os acontecimentos e posicionam as vozes das pessoas comuns no lugar de protagonistas de frames individuais, contrapostos a frames que, por tanto tempo, foram valorizados na cultura soviética. A obra da autora, apesar de não ser factual, tensiona as versões para os factos de que trata, por meio de novos sentidos, utopias e sentimentos dos que viveram as transformações sociais, económicas e políticas que culminaram com o fim da URSS, em 1991.