Browsing by Author "Baggio, Eduardo Tulio"
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- Observações sobre a "Teoria dos Cineastas" - Nota dos EditoresPublication . Penafria, Manuela; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araújo, Denize CorreaO texto discute a abordagem denominada “Teoria dos Cineastas” quanto a possíveis impedimentos para o seu desenvolvimento, assim como a sua delimitação e alcance enquanto teoria.
- Propostas para a teoria do cinemaPublication . Penafria, Manuela; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araujo, Denize CorreaDando seguimento ao primeiro volume – Ver, ouvir e ler os cineastas –, esta segunda coletânea, intitulada: Propostas para a teoria do cinema, aprofunda a investigação no âmbito da abordagem "Teoria dos Cineastas". No essencial, mantemos a atenção no discurso dos cineastas - verbais, escritos ou fílmicos. Este segundo volume é dedicado quer à discussão da própria abordagem "Teoria dos Cineastas", na sua eventual amplitude ou delimitação quer à sua efetiva operacionalização no sentido em que propõe distanciar-se da exposição do pensamento dos cineastas e avançar para um diálogo profícuo com a teoria do cinema de cariz científico.
- Revisitar a teoria do cinemaPublication . Penafria, Manuela; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araujo, Denize CorreaO presente livro pretende concretizar o que os títulos dos anteriores volumes da série “Teoria dos Cineastas” apenas enunciaram: a originalidade dos cineastas (Ver, ouvir e ler os cineastas, vol. 1) e a possibilidade de diálogo com a teoria do cinema (Propostas para a teoria do cinema, vol. 2). No volume 3, Revisitar a teoria do cinema, a intenção é propor novos olhares sobre a teoria, à luz da reflexão original dos cineastas que, embora se coloquem afastados do discurso científico e académico, dialogam com esse discurso, uma vez que se cruzam com questões debatidas pela teoria do cinema. O livro apresenta várias contribuições originais que possibilitam uma revisitação da teoria do cinema sem deixar de lado uma discussão sobre os propósitos, problemáticas e alcance da própria abordagem "Teoria dos Cineastas". Os editores e os autores que assinam os textos pretendem manifestar a possibilidade de uma investigação que compreende o cinema como um campo artístico-cultural inovador e fértil, convidando sempre a novos olhares e reflexões.
- Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinemaPublication . Penafria, Manuela; Graça, André Rui; Baggio, Eduardo TulioO presente artigo é escrito em coautoria pelos coordenadores do Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas, da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento), constituído em 2014. Em 2015 o GT integrou, pela primeira vez, a programação do Encontro Anual da AIM, com duas mesas temáticas. Pretendemos com este artigo apresentar conceitos prévios, problematizações, objetivos, metodologia geral e possibilidades de investigação no âmbito das propostas do GT Teoria dos Cineastas.
- Ver, ouvir e ler os cineastasPublication . Penafria, Manuela Maria Fernandes; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araujo, Denize Correa“Teoria dos cineastas” é a designação que adotamos para a proposta de compreender o cinema a partir dos cineastas tendo como objetivo principal refrescar a teoria do cinema à luz do discurso e da práxis dos cineastas. No âmbito desta abordagem, o investigador privilegia os materiais vindos dos próprios cineastas: filmes, livros, manifestos, cartas, entrevistas, ou outra documentação verbal ou escrita. E, ainda que muitas investigações na área de cinema tenham já citado ou parafraseado, em especial, os “grandes cineastas”,o que a "Teoria dos cineastas" pretende é tornar esse procedimento numa aposta consciente e sistemática. Em "Ver, ouvir e ler os cineastas" o leitor encontra, justamente, uma aproximação à reflexão dos cineastas. São disso exemplo: a discussão de conceitos dos próprios cineastas, a relação com outros cineastas (por exemplo, realizador e montador), a leitura atenta de manifestos ou a exposição e discussão de pensamentos que revelam coerência reflexiva entre o discurso verbal/escrito e a práxis artística.