Browsing by Author "Barreto, Marcelo da Silva"
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- Customização vs Identidade de Marcas de ModaPublication . Barreto, Marcelo da Silva; Ribeiro, Liliana Simões; Fernandes, Clara EloïseA atual e predominante competitividade de mercado tem transformado a forma como as marcas se integram e adotam novas estratégias de satisfação do consumidor. Com a influente presença de um consumidor cada vez mais inteligente e individualista, surgem novos paradigmas quando se trata de o agradar. A customização ergue-se como um fenómeno que responde às necessidades e preferências de cada consumidor, ao mesmo tempo que lhe oferece um papel ativo num processo de cocriação. O número de marcas que procuram usar modelos de customização tem crescido consideravelmente nos últimos anos (F. Piller & Walcher, 2017). É um conceito que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque, na medida em que defende uma literatura de marketing mais focada na entrega de um valor superior ao cliente (Marinkovic & Kalinic, 2017). E na moda, cada vez mais dominada por uma aspiração à diferenciação e exclusividade, a customização trouxe ao consumidor um vestuário moldado à sua imagem e uma marca ajustada à sua personalidade. Contudo, quando se explora um processo que coloca os desejos e ideias do consumidor em representação de uma marca, torna-se necessário consolidar a identidade e a imagem associada a uma empresa, e perceber o quanto esta nova participação do cliente interfere naquilo que é descrito como a base de uma marca. Esta dissertação tem como objetivo entender como um processo de customização se expressa e comunica dentro da identidade de uma marca de moda, e qual a sua influência na imagem que o consumidor constrói sobre a mesma, numa era digital liderada por constantes avanços tecnológicos e mudanças de mercado.
