Browsing by Author "Branco, Joana Catarina Afonso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Realidade Aumentada na sala de aula: desafios, limitações e caso de estudoPublication . Branco, Joana Catarina Afonso; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho CostaA tecnologia de realidade aumentada tem vindo a ser cada vez mais uma ferramenta vantajosa em muitas áreas. No ensino permite novas formas de interação e de aprendizagem, através da sobreposição de 25% de conteúdo digital em 75% da realidade. O objetivo da dissertação é avaliar o impacto que a realidade aumentada tem no processo de aprendizagem e medir a sua eficácia no mesmo, bem como responder as seguintes questões: Será que a utilização da tecnologia de realidade aumentada é capaz de promover novos contextos que permitam a aquisição de melhores resultados de aprendizagens nos alunos?; O uso de realidade aumentada mostra-se mais eficaz do que a aprendizagem tradicional?; Os ganhos da aprendizagem são maiores ao usar as aplicações de realidade aumentada quando comparados com outros recursos educacionais?. Para tal foi realizado um estudo bibliográfico e uma experiência que utilizou uma aplicação desenvolvida ao longo da dissertação. O estudo bibliográfico permitiu obter um conhecimento cientifico sobre o uso da realidade aumentada no ensino e responder as questões presentes nos objetivos. Ele revelou que a inserção da realidade aumentada em ambientes educativos é bastante auspiciosa, uma vez que os múltiplos benefícios que ela apresenta para o ensino contribuem para o aumento do ganho da aprendizagem dos alunos. A aquisição do conhecimento por meio da visualização de objetos de três dimensões permite uma melhor envolvência do aluno na aprendizagem, provocando desta forma uma melhor retenção e compreensão de conceitos complexos e abstratos, bem como numa redução da carga de trabalho dos professores e no auxilio da lecionação de conceitos. Porém, a tecnologia de realidade aumentada apresenta algumas limitações e desafios em ambientes educacionais, como a falta de conhecimento da área de informática por parte dos professores, custos elevados de alguns equipamentos que dão suporte a realidade aumentada e adversidades com a rede da internet. A experiência realizada avaliou a aplicação desenvolvida e recolheu um parecer sobre a realidade aumentada no ensino. Os seus resultados mostraram que para a maioria dos participantes o uso da realidade aumentada no ensino tem um enorme potencial para a aprendizagem de conteúdos educativos. Eles reconhecem que quando a tecnologia é aplicada em contexto educativo torna-se numa nova forma de potenciar a aprendizagem dos alunos, permite o enriquecimento da lecionação do professor, proporciona práticas de ensino mais realista, aumenta o interesse do aluno e é mais eficaz que o ensino tradicional. Por outro lado, para a maioria dos participantes a aplicação desenvolvida é bastante frutífera para a aprendizagem de competências de programação de linguagem Python, uma vez que o conteúdo que ela transmite é claro e esclarecedor, é apelativa, dispõe de um design atrativo e é de fácil utilização. Em suma, apesar da tecnologia de realidade aumentada apresentar alguns desafios e limitações em contexto de sala aula ela mostra que é bastante eficiente para o processo de ensino, uma vez que proporciona uma melhor experiência para os professores e alunos. Ela permite a transformação de conceitos complexos em algo que é próximo a realidade do aluno, contribuindo desta forma para numa maior motivação e interesse do aluno pelo conteúdo.