Browsing by Author "Bruck, Bruna Correia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As mudanças das representações sociais de gênero na publicidade dos anos de 1952 e 2016Publication . Bruck, Bruna Correia; Mendes, António Manuel CamposOs anúncios publicitários presentes nas revistas de moda auxiliam na criação e transformação de identidades e representações sociais, permitindo que os indivíduos criem identificações através do consumo de moda. A representação social, a moda e a publicidade, são reflexo das interações sociais e das sociedades. Com a relação destes conceitos é possível entender os diferentes papéis de gênero representados nos anúncios publicitários. O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as diferenças entre as representações sociais de gênero presentes na publicidade dos anos de 1952 e 2016. A análise dos anúncios apresentados, permite identificar papéis representados por cada gênero, assim como as principais diferenças entre as épocas, a partir de categorias definidas com base no método de análise de conteúdo. Com base nas análises é possível relacionar valores tradicionais, comportamentos e costumes impregnados em cada época, assim como papéis que caracterizam a figura feminina de forma objetificada, sexualizada e submissa.