Browsing by Author "Carlota, Mariana Casimiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Indústria 4.0 aplicada aos Setores da ModaPublication . Carlota, Mariana Casimiro; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaOs desafios impostos pelo mercado de moda são cada vez mais exigentes, procurando lead times cada vez mais curtos, preços mais baixos, mais qualidade e produtos cada vez mais personalizados. Isto impõe às empresas o desafio de se tornarem mais flexíveis e eficientes. O consumidor de moda também está cada vez mais consciente e tem aumentado a procura por produtos mais sustentáveis e que os valores da marca vão ao encontro dos seus. A solução poderá passar pela implementação de ferramentas ligadas a uma nova era digital designada de Indústria 4.0. Ferramentas como o Big Data, a Additive Manufacturing (Impressão 3D), tags RFID e Inteligência Artificial demonstram um grande potencial para lidar com as dificuldades impostas às empresas de moda por consumidores mais exigentes que estão cada vez mais habituados a serem bem servidos de forma rápida, sem falhas, com qualidade e ao menor preço possível. Já são vários os setores da Indústria que estão a adotar tecnologias I4.0 nas suas cadeias de valor, no entanto na Indústria da Moda ainda não se verificam grandes mudanças a este nível. Nos últimos anos tem-se verificado o aparecimento de inovações tecnológicas que podem vir a revolucionar toda a cadeia de valor da Indústria na Moda. O grande desafio passa por replicar estas tecnologias, já existentes noutros setores industrias, e adaptá-las às necessidades impostas pelo setor. É também necessário derrubar as barreiras que tornam os empresários reticentes ao investimento neste sentido.