Browsing by Author "Chaves, Gabriel Moaco Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre influência intergeracional e lealdade à marcaPublication . Chaves, Gabriel Moaco Silva; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraEste estudo tem o objetivo geral de traçar uma relação entre a influência intergeracional e a lealdade à marca, tendo como suporte a utilização de dois mecanismos de categorização presentes na literatura académica, mas que nunca haviam sido aplicados num mesmo estudo. Este é um estudo do tipo quantitativo suportado numa amostra por conveniência de uma amostragem não probabilística. A amostra final é composta por 314 jovens adultos do Brasil e Portugal. Os resultados revelam que a influência relatada pela amostra é, em sua maioria, realizada através da modalidade de mera observação o que pode levar ao consumidor apresentar um comportamento leal à marca orientado para as categorias de mudança de lealdade e lealdade partilhada. Também se observou que a influência intergeracional está direcionada para os produtos de baixo valor, enquanto a lealdade à marca está direcionada para os produtos de médio valor. Em termos de limitação, a pesquisa se restringe ao ponto de vista dos filhos, sendo excluído o acordo dos pais para uma análise mais precisa. Outro ponto, está na generalização do uso de categorias de produto delimitadas por percepção de valor. Entretanto, os pontos de limitação não diminuem a relevância académica do estudo que ajuda a compreender como o marketing pode transferir o comportamento leal à marca de uma geração para outra. Em termos de originalidade, este é o primeiro estudo a traçar uma relação entre a influência intergeracional e a lealdade à marca através de mecanismos de categorização.
