Browsing by Author "Chen, Leilei"
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- Fonética na aula de PLEPublication . Chen, Leilei; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarVários estudos mostraram que, no que diz respeito à fonética, os falantes nativos de chinês têm dificuldade em perceber e produzir, sobretudo, quatro grupos de consoantes: consoantes bilabiais; consoantes velares; consoantes líquidas e consoantes linguodentais (Flege 1995; Yang 2014; Diana 2016; Qiaoni 2018; Adrinao 2020). Contudo, embora existam vários estudos na área da fonética que apontam para este fenómeno, a investigação desenvolvida até ao presente carece de soluções para esta dificuldade. No presente trabalho, analisa-se o impacto da referida limitação de duas maneiras distintas: partindo do contexto de aulas de fonética portuguesa no grau de aperfeiçoamento dos estudantes chineses, comparando-o com o contexto de aulas de fonética portuguesa em universidades da China e de Portugal. A comparação final da competência dos estudantes foi realizada através da aplicação de testes de perceção e produção a 24 estudantes chineses. Os testes foram aplicados em dois momentos distintos, com um intervalo de três meses entre eles. A amostra foi constituída por três grupos, com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos, com um nível de língua portuguesa entre B1 e B2. Dois dos grupos receberam cursos de fonética na China ou em Portugal e o terceiro grupo era um grupo de controlo. Este último grupo não recebeu cursos de fonética, mas que vivia em Portugal na época do estudo, servindo como referência para a influência do ambiente linguístico na fonética. Neste trabalho, investiga-se o estudo da fonética portuguesa com os objetivos de: 1) compreender o efeito de ter ou não ter aulas de fonética nos estudantes chineses no mesmo ambiente linguístico, e 2) comparar o desempenho dos alunos quem tiveram aulas de fonética na China ou em Portugal. Éimportante ressalvar que o contexto de pandemia limitou o desenvolvimento do trabalho de investigação, pelo que os resultados só poderão ser usados como referência. Os dados obtidos mostram que há muitos estudantes que, apesar de viverem em Portugal, têm pouco contacto com a língua portuguesa, a não ser no contexto de aulas, para efetuar compras e viajar. Os resultados também apontam para o facto de as aulas de fonética em universidades portuguesas ajudarem os estudantes chineses a melhorar o seu desempenho em português, preenchendo as lacunas dos seus conhecimentos na China, resultando numa melhoria da sua capacidade de perceção e, consequentemente, pronúncia, mas isto varia de pessoa para pessoa. Por último, no presente trabalho de investigação, observa-se que as aulas de fonética nas universidades chinesas são direcionadas para os estudantes com dificuldades, para que os mesmos possam melhorar mais rapidamente. No entanto, os estudantes em contexto chinês não demonstram um desempenho tão elevado como os que estudam em Portugal e revelam, ainda, ter dificuldade na perceção e produção das consoantes alvo de observação.