Browsing by Author "Clemente, Carlos Alberto de Albuquerque"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do poema musical no ensino da filosofiaPublication . Clemente, Carlos Alberto de Albuquerque; Domingues, José António DuarteÉ objectivo do relatório abordar a importância do poema musical no ensino secundário. Esta abordagem será efectuada sob o ponto de vista do papel didáctico e formativo que a música, mais concretamente o poema musical, pode exercer no ensino da filosofia. Esta reflexão tem como suporte fundamental os actuais programas de filosofia do 10º e 11º ano de escolaridade, com o objectivo principal de ir ao encontro da realidade actual das nossas escolas e alunos, por um lado, e a realidade dos actuais programas de filosofia, por outro. Ao longo da investigação deste problema apercebi-me que música e filosofia estão ligadas, diria mesmo que estabelecem entre si uma relação simbiótica. A diversidade dos temas que ambas podem abordar não impossibilitou estabelecer uma relação entre ambas. A relação e aproximação das duas disciplinas foi estabelecida, indo assim ao encontro daquilo que o programa de filosofia do ensino secundário prevê na sua 4.ª alínea, da metodologia: princípios, sugestões e recursos (Fernanda Henriques, 2001), isto é, proporcionar a diversificação das estratégias do professor na sala de aula, permitindo um tipo de aula centrada no aluno, proporcionando, também, um papel activo ao professor. Com o estudo que foi realizado na turma e na análise aos resultados do inquérito pós-teste ficou demonstrado que o trabalho em torno do poema musical enriqueceu o ensino da filosofia na turma onde o estudo foi desenvolvido.