Browsing by Author "Costa, Ana Rodrigo da Cunha e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre o estilo de vida dos estudantes durante o ano de preparação para a Prova Nacional de Acesso (PNA) e classificação previstaPublication . Costa, Ana Rodrigo da Cunha e; Sá, Juliana Marilia Pereira de; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução: A Prova Nacional de Acesso (PNA) permite a seriação dos candidatos que pretendam concorrer ao programa de formação especializada. A literatura mostra que o desempenho académico é influenciado por diversos fatores além do processo cognitivo, tais como o género ou estilo de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre os fatores do estilo de vida e a classificação autoreportada na PNA. Material e Métodos: Foi desenvolvido um estudo observacional e transversal, baseado na aplicação de um questionário a estudantes de Medicina recém-graduados, que realizaram a PNA em Portugal em 2020. Avaliaram-se os padrões de sono, níveis de ansiedade, stress e atividade física. A performance académica foi avaliada com base na classificação auto-reportada prevista de acordo com a grelha de correção publicada. Resultados: Este estudo incluiu um total de 335 indivíduos, de escolas médicas portuguesas e internacionais. Os resultados demonstraram uma relação significativa entre a nota auto-reportada e a pontuação da escala de ansiedade-estado (p=0,018) e de stress (p=0,001). Para além disso, verificou-se tanto para a idade (p<0,001) como para o género (p=0,001) uma significância estatística com a nota auto-reportada. Discussão: Níveis elevados de ansiedade e stress foram associados a um pior desempenho académico. Fatores não modificáveis, como a idade e o género feminino verificaram também uma relação estatisticamente significativa com a performance académica. Conclusão: Há vários fatores do estilo de vida que influenciam a performance académica dos estudantes de Medicina. É necessário criar ferramentas de acompanhamento e de suporte para os alunos para minimizar os fatores não cognitivos que afetam o desempenho académico. Sugere-se que se estenda este estudo ao desempenho académico ao longo de todo o curso de Medicina.