Browsing by Author "Costa, Mariana Godinho"
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- O Marketing de Influência enquanto Estratégia de Comunicação no Setor Hoteleiro: O Estudo de Caso de Três Unidades HoteleirasPublication . Costa, Mariana Godinho; Estevão, Cristina Maria SantosNuma era em que a Internet e o seu uso imperam, as empresas e diversas entidades não descuram as potencialidades que a primeira oferece. Nomeadamente, a indústria da hotelaria, aposta nas redes socias, como forma de apresentar os seus serviços e cativar audiências. O recurso ao online, para divulgar informações e apelar aos públicos, bem como as suas potencialidades, nomeadamente, a velocidade de circulação da informação e uma comunicação bidirecional, promoveu o aparecimento dos influenciadores digitais que, por sua vez, constituem uma oportunidade no que diz respeito a áreas como o marketing. Uma das estratégias de comunicação a que os hotéis recorrem é, então, ao marketing de influência, aproveitando características como a visibilidade, prestígio e notoriedade dos influenciadores digitais, de modo a comunicar a sua marca de uma forma positiva e apelativa. Os públicos passam a estar cada vez mais presentes nas redes sociais, logo, os responsáveis pela comunicação de unidades hoteleiras entendem a necessidade de terem uma forte presença no digital e de adotar novas estratégias, como o já referido marketing de influência. Assim, o objetivo geral desta dissertação assenta na compreensão e análise da forma como as unidades hoteleiras recorrem ao marketing de influência, nomeadamente, à visibilidade e notoriedade dos influencers, enquanto estratégia de comunicação que aumenta a notoriedade da sua marca, atrai clientes, isto é, apurar se promove engagement junto dos públicos. Metodologicamente, a entrevista aos indivíduos responsáveis pela comunicação das unidades hoteleiras, foi utilizada com o intuito de reunir dados e atingir os objetivos do estudo. Estes dados permitiram auferir que o marketing de influência é, efetivamente, uma estratégia de comunicação de relevo no seio da hotelaria, permitindo às empresas deste setor, transmitir mensagens de forma pouco dispendiosa, rápida e credível. Os hotéis sob espetro de análise, procuram trabalhar com influenciadores cujo perfil e características sejam coerentes com os valores da marca e os propósitos de campanha que estão a desenvolver. Fatores como a frequência de publicação, qualidade, credibilidade e singularidade dos conteúdos são valorizados pelas entidades hoteleiras, com propósito de promover o engagement do público e notoriedade da marca.