Browsing by Author "Couto, Maria Manuel da Silva Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da marca como estratégia de internacionalização de PME portuguesas: estudos de caso do setor vinícola e têxtilPublication . Couto, Maria Manuel da Silva Pinto; Ferreira, João José de MatosEsta investigação examina o papel da marca no processo de internacionalização de PME portuguesas e o modo como as estratégias de internacionalização e de marca se articulam na procura de um melhor desempenho empresarial num quadro de concorrência e competitividade acrescida. Os principais objectivos são analisar: 1) a estratégia de criação e gestão da marca; 2) a relevância concedida à marca; 3) a gestão e importância da marca na estratégia de internacionalização. Em termos metodológicos, optou-se por investigação qualitativa, através do método de investigação de estudo de caso. A unidade de análise para a elaboração deste estudo é a organização. O estudo empírico foi realizado a partir de quatro casos, duas empresas no sector vinícola e duas empresas no sector têxtil. Foram utilizadas maioritariamente fontes de informação primária através de entrevistas e documentos fornecidos pelas empresas. Os resultados deste estudo sugerem que as estratégias de branding em PME não podem ser comparadas com as estratégias das multinacionais. As limitações orçamentais e de recursos humanos levam as empresas a apostar em estratégias de baixo custo. A importância da marca reside na distinção que esta permite face a produtos concorrentes, porém, não é percecionada como um ativo que pode acrescentar valor à empresa. Assim, não existe um planeamento na transformação de uma marca nacional numa marca internacional aquando do processo de internacionalização, não sendo a gestão da marca uma estratégia essencial para a internacionalização de uma PME portuguesa.