Browsing by Author "Craveiro, Pedro Nuno Cunha"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Recomendações de AnalistasPublication . Craveiro, Pedro Nuno Cunha; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daNa presente investigação pretendeu-se analisar o impacto das recomendações de ações, abordando especificamente a influência das recomendações na tomada de decisão dos Fundos de Investimento afiliados aos grupos financeiros aos quais pertencem os analistas, bem como, de um modo global, avaliar qual a repercussão das recomendações no mercado acionista. Foram considerados os Fundos de Investimento do BPI, do Grupo Caixa e do Grupo Santander. Apesar de se terem obtido alguns resultados interessantes, que apontariam para alguma coerência entre o sentido da recomendação e a tomada de decisão posterior do Fundo de Investimento (em especial no caso do BPI) concluiu-se que não há diferenças com significado estatístico na forma como os Fundos afiliados reagem a recomendações de Compra quando comparada com a reação a recomendações de Venda. No que concerne à análise do impacto das recomendações sobre o mercado acionista, aplicou-se um estudo de eventos, cuja janela compreende 16 dias (período compreendido entre cinco dias antes da recomendação até dez dias após a mesma). Tendo como benchmark o PSI-20, foi calculada a Rendibilidade Anormal e a Rendibilidade Anormal Acumulada de um total de 27 títulos. Os resultados obtidos permitem inferir que as recomendações têm impacto no mercado a curto prazo (principalmente no dia em que a recomendação é emitida).
- Relatório de estágio pedagógico: Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do TeixosoPublication . Craveiro, Pedro Nuno Cunha; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. O presente Relatório de Estágio regista a descrição e análise do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo correspondente ao Estágio Pedagógico, do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio desenrolou-se na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso (Covilhã, Portugal) e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto a Dra. Ana Paula Pereira assumiu o cargo de Orientadora de Estágio na Escola. O objectivo definido para o Estágio passou por me certificar habilitações para exercer qualquer função na área de acção de um Professor de Educação Física. No ano lectivo 2010/2011 tive a meu cargo integral uma turma do 7º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar o grupo de trabalho com Desporto Adaptado, Desporto Escolar, Projecto Pró-Lúdico (programa que visa a aquisição de um estilo de vida activo), Tutoria e uma enorme panóplia de outras actividades, não só de cômputo desportivo como também no que concerne à relação com a comunidade escolar. Após este ano lectivo, considero que reúno todas as competências necessárias para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O Projecto Pró-Lúdico é uma ferramenta recente criada para combater o galopante aumento da obesidade infantil. Identificaram-se 47 alunos (5º, 6º e 7º anos), de uma escola do concelho da Covilhã (Castelo Branco, Portugal), como estando em excesso de peso e/ou obesidade. Destes, apenas 6 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de actividade com uma duração de 12 semanas (sessões bissemanais, com uma hora de duração cada), privilegiando intensidades moderadas e vigorosas predominantemente aeróbias, com o objectivo de melhorar as variáveis antropométricas e capacidade aeróbia. Entre os principais resultados, intragrupo experimental, destaca-se a melhoria de 5 dos 6 sujeitos, em todas as variáveis em estudo. Quando comparado com o grupo de controlo, os resultados foram significativos (inferiores a 0,05) ao ponto de se poder afirmar que o programa melhorou a composição corporal.
