Browsing by Author "Dias, Pedro Rafael Andrade"
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- Deteção de Detonação em Motores de PistãoPublication . Dias, Pedro Rafael Andrade; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO presente trabalho teve como principal objetivo analisar e detetar de que forma a detonação ocorre, de que maneira se manifesta, qual ou quais as condições e os regimes de trabalho mais propícios para que este fenómeno de detonação aconteça. Para a realização deste trabalho foram utilizados os motores presentes no Laboratório de Energética e Máquinas Térmicas do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, são eles o motor OPEL ASTRA 1.4i, o motor LOMBARDINI LDW 502 e por fim o motor HONDA GX 120. Para levar a cabo a realização deste trabalho foi ainda utilizado um sensor de detonação SKU 041848 e ainda o aparelho PicoScope, bem como o software informático o PicoScope Automotive. O trabalho efetuado no motor OPEL ASTRA 1.4i e no motor no LOMBARDINI LDW 502 consistiu em duas corridas ao longo do regime de operação destes motores. No motor HONDA GX 120 a realização da parte experimental foi um pouco diferente, efetuou-se na mesma as duas corridas ao longo do regime de operação e forma descendentes, isto é, da rotação mais elevada para o seu ralenti, mas neste motor fez-se variar o ângulo AI (ângulo de ignição) dado que este estava ligado a uma centralina que possibilitava o controlo eletrónico de alguns parâmetros de funcionamento do motor, entre eles o AI. Após a realização da parte experimental desta dissertação foram analisados os resultados obtidos pelo PicoScope. Tendo em conta o sinal das ondas captadas pelo PicoScope e a análise feita a esses sinais é possível estabelecer algumas comparações e verificar se existe detonação da mistura durante um determinado ciclo de funcionamento do motor. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, durante o funcionamento do motor OPEL ASTRA 1.4i e do motor LOMBARDINI LDW 502 nos vários regimes de funcionamento dos motores não existe qualquer tipo de combustão anormal. No motor HONDA GX 120 o caso é diferente, existe combustão anormal neste motor quando o ângulo de AI é muito elevado, acima de 50º de AI. À medida que os valores de ângulos de AI e as rotações vão aumentando, o fenómeno de detonação é mais evidente, sendo que com 70º e 75º de AI o motor acaba por se desligar.
