Browsing by Author "Domingues, Augusto Filipe Ferreira"
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- Construção de Narrativas pelas Marcas Estudo de caso sobre a Licor BeirãoPublication . Domingues, Augusto Filipe Ferreira; Elias, Herlander AlvesNuma altura em que o paradigma da publicidade e universo que esta envolve se inserem nos domínios do mundo digital, urge avaliar a forma como cada marca ou instituição está a procurar assumir um lugar dianteiro nesta constante batalha pela conquista dos públicos, munindo-se de novas ferramentas e estratégias para o conseguir. Se tomarmos a comunicação como um ato estratégico, pensado e programado, esta envolve um conjunto de conceitos e práticas que se revelam urgentes aquando da adaptação da publicidade protagonizada pelas marcas dentro dos domínios da Web. Esta transição, onde se verifica um constante escapar ao espaço necessariamente físico e de presença constante numa loja que figura o contacto pessoal com os consumidores e utilizadores por parte das marcas, revela que estas têm vindo a comportar ações de estratégia no concerne à comunicação, com o intuito de colmatar um contacto físico. Sendo que o contato presencial, cada vez mais perdido, possibilitava a transposição dos próprios valores da marca para um representante, que assim os transmitia aos consumidores; é necessário perceber de que forma é possível continuar a passar essa imagem, bem como captar o público que outrora poderia ser abordados de uma outra forma. Precisamente, tendo em conta estas alterações e novos paradigmas, este estudo apresenta conceitos como engagement e storytelling. Serão termos que estarão na base da busca pela forma como as marcas estão, atualmente, a construir a sua comunicação, nomeadamente a sua ligação com os consumidores. Para investigar amostras reais da implementação de novas técnicas e formas de acompanhar os públicos no quotidiano do desenvolvimento das marcas, optou-se pela escolha de uma marca tida como referência a nível nacional — o Licor Beirão. Serão estudadas duas das suas plataformas que dão espaço a comunicação através de canais que se restringem ao domínio digital: o seu site e página de Facebook. Será ainda abordado o papel da interação entre os públicos e as marcas, um fluxo de troca de ideias e sugestões que têm lugar aquando da resposta a comportamentos e reações físicas ou emocionais, como a aquisição de produtos ou comentários nos meios de comunicação da marca; um fenómeno que permite uma mútua transformação da forma como ambas as realidades percecionam e projetam a publicidade e as estórias que esta imprime.