Browsing by Author "Duarte, Marco Alexandre Pereira"
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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Duarte, Marco Alexandre Pereira; Martins, Júlio Manuel CardosoCapitulo 1 (Estágio Pedagógico) O presente relatório de Estágio Pedagógico tem como objetivo descrever toda a minha envolvência na atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, que foi realizada na Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo situada na Guarda, com a orientação do professor Doutor Júlio Martins e do professor cooperante Nuno Lemos. Relativamente às atividades que desenvolvi ao longo do ano letivo no presente estágio, fui responsável pela lecionação das aulas da turma do 7ºB, observador das aulas lecionadas pelos meus colegas de estágio e auxiliar nas aulas da turma do 7º C (ministradas pelo professor cooperante). No desporto escolar, auxiliei nos treinos passando pelas modalidades de voleibol, ténis de mesa, futsal feminino e escalada. Em termos da direção de turma, acompanhei o professor responsável pela direção da turma do 7º B em todas as funções. Na organização e gestão de eventos, participei ativamente, tanto nas atividades organizadas pelo grupo de educação física como nas do grupo de estagiários. As atividades anteriormente referidas, nas quais tive um papel ativo permitiram-me adquirir um conjunto de conhecimentos e competências na respetiva área, concedendo-me um maior grau de autonomia e responsabilidade, desde a organização da sessão aos aspetos diretamente relacionados com a direção da turma. Neste sentido, considero que foi uma experiência gratificante e muito enriquecedora, dado que este estágio me permitiu um contacto direto com a realidade escolar na qual tive oportunidade de compreender o verdadeiro papel de um professor. Capitulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.
