Browsing by Author "Faria, Alzira Maria Farinha"
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- Fatores que influenciam a Intenção Empreendedora da MulherPublication . Faria, Alzira Maria Farinha; Madeira, Maria José AguilarO presente trabalho centra-se no fenómeno do empreendedorismo feminino. Face à importância que o empreendedorismo tem na sociedade atual, torna-se importante estudá-lo a si e às suas diferentes formas, neste caso o empreendedorismo no feminino este por sua vez, constitui um papel importante no crescimento económico e consequente redução da pobreza, daí a importância em estudá-lo. Para isso fez-se o levantamento bibliográfico sobre esta temática, nomeadamente aspetos como o acesso ao financiamento, a importância que a educação para o empreendedorismo tem para a mulher que empreende e por fim, a forma como a vida pessoal/familiar influencia a intenção em empreender. Para testar empiricamente as hipóteses recorreu-se ao uso de dados primários, através da elaboração de um questionário visando levantar dados sobre os fatores que influenciam a intenção empreendedora da mulher. Este questionário foi implementado entre os dias 02 e 30 de abril de 2018. Aplicados os métodos de Análise de Regressão Probit e a Regressão Multinominal Logit (ML), conclui-se que, o Acesso ao Financiamento não constitui em entrave à intenção empreendedora feminina, mas que a Educação para o Empreendedorismo e a vida Pessoal/Familiar são fatores que influenciam a mulher empreendedora. Nos dois métodos utilizados pode concluir-se que o acesso ao Financiamento não influencia a intenção empreendedora da mulher, isto é, os dados estatísticos não tiveram significância. Já em relação à Educação para o Empreendedorismo averiguou-se que esta fomenta a intenção da mulher empreender e isto, foi visível ambos os modelos analisados. E, em relação à vida Pessoal/Familiar da mulher esta foi a que mais teve impacto na intenção da mulher empreender, na Análise Probit duas variáveis apresentaram valores significativos e em relação à Regressão Multinominal Logit, o fator pessoal/familiar também foi o que apresentou mais significâncias e mais impacto na intenção empreendedora da mulher. Esta investigação foi construída em cinco capítulos principais, o primeiro é um capítulo introdutório onde se justifica a escolha do tema e a importância do mesmo e o segundo capítulo diz respeito à construção teórica relativamente ao empreendedorismo e ao empreendedorismo feminino. No terceiro capítulo está descrita a metodologia utilizada (desde a descrição do questionário elaborado até à identificação das hipóteses de investigação). Já o quarto capítulo é relativo à apresentação e análise dos dados resultantes do modelo de Análise Probit e de Regressão Multinominal Logit. E por fim, no último capítulo são apresentadas as principais considerações do estudo bem como as limitações e futuras linhas de investigação.