Browsing by Author "Felizardo, Adriana Pires Antunes"
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- Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para as marcas de moda e beleza na rede social TikTokPublication . Felizardo, Adriana Pires Antunes; Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deAs plataformas de redes sociais na Internet transformaram-se no ponto de encontro entre os consumidores e as empresas, tornando-se essencial a adoção de estratégias de marketing digital que correspondam às elevadas expectativas que o consumidor nutre em relação às marcas e aos seus produtos, criando relações estreitas e diálogos enriquecedores entre todos. A evolução das práticas de marketing, aliadas à conectividade possibilitada por todos os dispositivos digitais que hoje nos rodeiam, criaram um novo consumidor, jovem e mais exigente, com necessidade de respostas eficientes e rápidas por parte das marcas. Agora, o processo de decisão de compra tornou-se mais rápido e impulsivo, fortemente influenciado pelas pessoas que os consumidores seguem nas suas redes sociais e pela vontade que os mesmos demonstram em se assemelhar a elas. Enquanto o Facebook e Youtube continuam a liderar como plataformas de redes sociais mais populares a nível mundial, surge outra que rapidamente se popularizou entre as comunidades digitais: o TikTok. Este, popular graças à sua capacidade de viralizar o seu conteúdo através de curtos vídeos, verificou o seu maior crescimento ao atingir 850 milhões de downloads em 2020. Tendo em consideração que, tal como noutras plataformas, muitas marcas assinalam a sua presença com o intuito de chegar aos seus púbicos de forma mais rápida e interativa, esta investigação pretende demonstrar a importância da influência da viralidade e das tendências presentes na rede social TikTok, nas decisões e comportamentos de compra dos consumidores de marcas de moda e beleza. Para que este e outros objetivos possam ser cumpridos, adotou-se um método hipotético-dedutivo, com a formação de hipóteses que foram testadas através da análise dos resultados de um questionário, respondido por 503 utilizadores do TikTok que demonstraram participar de forma ativa na rede social e que posteriormente confirmaram a influência que os vídeos virais e trends tiveram no seu comportamento de compra, principalmente quanto à aquisição de produtos das categorias “Cosméticos” e “Vestuário e Acessórios de Moda”.