Browsing by Author "Fernandes, Carolina Alexandra Bicho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dois canais, uma redação: Estudo de caso sobre a chegada da CNN Portugal às instalações da TVIPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Bicho; Canavilhas, João Manuel MessiasEsta investigação surge na sequência da chegada da marca CNN a Portugal, mais concretamente à sede da TVI, em Queluz de Baixo. A partilha da redação entre o novo canal e a informação da TVI generalista captou o nosso interesse para investigar como é que dois canais se organizam na partilha de uma redação. Sendo a CNN uma marca de notícias presente em vários pontos do mundo, com rotinas sólidas e com um estilo próprio também ele consolidado, faz com que esta seja uma referência no jornalismo. O objetivo principal desta dissertação é, assim, perceber se a chegada de uma marca internacional de notícias como a CNN, afetou a informação da TVI e como. A primeira parte da investigação diz respeito a um enquadramento teórico onde é relatada, de forma breve, a história das emissões televisivas no mundo, em geral, e em particular em Portugal, dando especial destaque ao aparecimento das televisões privadas e como estas têm influência no panorama televisivo português. ‘Audiência’, ‘programação’ ou ‘grelhas’ são alguns dos conceitos que tentam explicar essa influência. Ainda na primeira parte são apresentados os dados recolhidos, durante uma semana na redação da TVI/CNN, através do estudo etnográfico. Também é apresentado o conceito de ‘convergência’ e as suas variantes, tendo por base Jenkins (2006) e Salaverría et al (2010), e em como estes se aplicam à redação de Queluz de Baixo. Na segunda parte, são apresentadas as hipóteses da investigação e a testagem das mesmas, criando assim um conjunto de resultados deste estudo. As duas partes desta dissertação pretendem dar resposta à problemática desta investigação, que se centra essencialmente em quatro hipóteses referentes a conteúdos, à prioridade entre canais, aos recursos humanos e a possíveis alterações no modo de trabalho de algumas secções. Assim, a testagem confirmou duas das quatro hipóteses apresentadas, significando que, apesar da CNN ser uma marca consolidada na área do jornalismo, não alterou significativamente a forma como a TVI trabalha.