Browsing by Author "Godinho, Joana Rita Silvestre"
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- Fatores comportamentais determinantes no consumo de fruta nos adolescentes e características das campanhas publicitárias para um possível aumento de consumoPublication . Godinho, Joana Rita Silvestre; Alves, Helena Maria BaptistaAtualmente, a obesidade atinge valores incomensuráveis, principalmente entre as faixas etárias mais jovens. A investigação sobre esta efemeridade tem sido, nos últimos anos, alvo de grande interesse. Todavia, a doença continua a ter uma ascensão avassaladora faltando métodos eficazes de prevenção. O marketing social é um campo de investigação multidisciplinar de grande interesse, que tem vindo a ser mais estudado nas últimas décadas. A sua utilização é cada vez mais requerida pela área da saúde apresentando-se, por isso, como uma estratégia interessante no combate da obesidade. Aprofundar estudos que conciliem um melhor conhecimento do comportamento alimentar com o marketing social pode resultar numa gestão mais eficaz dos custos no sector da saúde. Este estudo procura analisar quais os fatores comportamentais que são determinantes para o consumo de fruta por parte dos adolescentes, e quais as características que as campanhas publicitárias devem possuir, para um possível aumento do consumo deste alimento. Para atingir estes objetivos procedeu-se à análise do comportamento dos jovens perante o consumo da fruta recorrendo, para tal, ao modelo HAPA, e à análise multigrupo a fim de determinar diferenças existentes entre jovens de diferentes géneros, idades, meio onde viviam (rural/urbano), assim como, a sua preferência perante diferentes campanhas publicitárias. Foram também analisadas as estratégias e as barreiras que devem ser tidas em consideração para melhorar a alimentação dos adolescentes. A amostra estudada é constituída por 266 adolescentes. As conclusões obtidas através deste estudo mostram que o modelo proposto consegue explicar 46,6% da variância do consumo de fruta nos adolescentes. Os resultados indicam ainda, que no âmbito do comportamento analisado, o modelo proposto deve ser enriquecido com mais variáveis ou fatores que possibilitem um melhor conhecimento deste comportamento. O estudo realça também, algumas características que as campanhas publicitárias com o intuito de incentivar o aumento do consumo de fruta devem possuir, de forma a conseguirem uma maior eficiência e adesão por parte dos adolescentes. A sociedade, numa esfera global, e em especial, o governo, a escola e demais instituições devem estar cientes da importância da implementação de estratégias destinadas ao combate da obesidade, em particular na utilização do marketing social, visto tratar-se de uma ferramenta fulcral e de grande utilidade, ao permitir uma possível eficácia a longo-prazo.
