Browsing by Author "Gomes, Mariana Sofia Casteleiro"
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- A oralidade no processo de ensino-aprendizagem do português no ensino secundárioPublication . Gomes, Mariana Sofia Casteleiro; Manso, José Henrique RodriguesO presente trabalho foca-se no estudo da oralidade enquanto componente da avaliação nas aulas de língua portuguesa. Nesse sentido, no primeiro capítulo será abordada a oposição e complementaridade que existe entre a oralidade e a escrita, refletindo de que forma a primeira é aplicada nas aulas. O uso da fala possibilita opinar, criticar, expor factos, discordar, entre muitas outras coisas, e é sabido que forma parte de uma das componentes de avaliação. Mas será realmente explorada da melhor forma na sala de aula? Será que os alunos estão preparados para qualquer tipo de exposição oral? E os professores? Terão os professores acesso a materiais suficientes e adequados que consigam levar os alunos a pôr em prática a oralidade? Tentar-se-á responder a estas questões, recorrendo à análise das Metas Curriculares e dos manuais escolares da disciplina, dado que são ferramentas usadas quer pelos professores quer pelos alunos. A partir da observação de algumas exposições orais serão retiradas algumas conclusões sobre a prestação dos alunos. Com o propósito de finalizar o 2.º ciclo de estudos em Ensino do Português e do Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário foi realizado um estágio pedagógico. O segundo capítulo engloba uma reflexão relativa ao trabalho desenvolvido no respetivo estágio no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na disciplina de português e na disciplina de espanhol. Os objetivos da prática pedagógica centraram-se, essencialmente, na aquisição de conhecimentos e competências que se exigem que um professor tenha, através da inserção em toda a realidade que engloba a escola, desde lecionação, reuniões, atividades extracurriculares e inter-relacionamentos com toda a comunidade. Dado que este estágio consistiu numa prática supervisionada bidisciplinar, ao longo deste capítulo caracteriza-se a escola e as turmas atribuídas, a metodologia e recursos utilizados, descrevendo sucintamente a participação nas atividades extracurriculares desenvolvidas quer pela escola quer pelo núcleo de estágio. É de realçar que este ano permitiu vivenciar uma experiência enriquecedora, possibilitando evoluir ao nível profissional e pessoal.