Browsing by Author "Henriques, Ana Maria Paulo"
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- Comunicação do AcontecimentoPublication . Henriques, Ana Maria Paulo; Camilo, Eduardo José MarcosExistem incompatibilidades entre as atividades de relações públicas e jornalismo. Têm interesses diferentes, em que os primeiros dão preferência aos valores corporativos, e os segundos aos valores-notícia. No âmbito dessas complementaridades e diferenças, a organização dos pseudoacontecimento ocupa um lugar central. Os pseudoacontecimentos são uma das inúmeras ferramentas das relações públicas, seja através da produção de notas de imprensa ou encenação de acontecimentos para serem reportados pelos jornalistas. Através da difusão de notas de imprensa, a assessoria de imprensa tem um grande impacto na produção noticiosa, podendo criar pseudoacontecimentos, conseguindo influenciar a opinião pública ao mesmo tempo que melhora a reputação de determinada organização. Desta forma, o estudo tem como objetivo apurar a importância que os jornais locais dão às notas de imprensa, tal como entender como as duas atividades se intercalam para difundirem os acontecimentos, e por fim, verificar se há de facto persuasão e propaganda. O presente relatório resulta de um estágio de três meses no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça, com a observação direta sobre a comunicação realizada numa organização política e municipal. Será sustentado pela avaliação de dados recolhidos através da assessoria de imprensa efetuada no estágio, com a realização da análise de conteúdo ao clipping, e ainda, entrevistas abertas a especialistas das duas áreas. Descobriremos como os jornais locais, na sua maioria, modificam as suas notícias em relação às notas de imprensa enviadas pelo gabinete, existindo de facto incompatibilidades entre as relações públicas e o jornalismo, sendo possível relacionar o pseudoacontecimento com a persuasão.