Browsing by Author "Lopes, Melina Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Ensino/Aprendizagem da Ginecologia – Obstetrícia em PortugalPublication . Lopes, Melina Carvalho; Neto, Isabel Maria Fernandes; Oliveira, José António Martinez Souto de; Paço, Arminda Maria Finisterra doIntrodução: Nas Escolas/Faculdades de Medicina do nosso país existem diversas metodologias pedagógicas que visam atingir os objetivos de ensino de forma homogénea para todos os alunos. Os planos curriculares diferem entre os vários cursos de Medicina do país, o que associado à diversidade de metodologias de ensino pode influenciar a forma de aprendizagem dos alunos, condicionando a sua perceção do seu nível de conhecimento. O principal objetivo deste trabalho consiste em avaliar as perceções de conhecimento dos conteúdos de Ginecologia e Obstetrícia por parte dos alunos dos cursos de Medicina do país e, se diferentes, relacioná-las com as metodologias de ensino utilizadas. Materiais e Métodos: Para a realização deste trabalho, foi estruturado um questionário de resposta online no programa Google Docs, o qual foi enviado para todos os alunos do 5º e/ou 6º ano, num total de 2164 alunos. Os dados foram coletados através desse programa e tratados com recurso ao Microsoft Office Excel 2007 e ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foram calculadas as frequências absolutas e relativas e foi efetuada a análise estatística descritiva. Os cálculos de variância estatística foram realizados através do Teste one way Anova (p <0,005). Resultados: Na totalidade da população inquirida, os estudantes da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior tiveram uma maior adesão ao questionário, com 30% de respostas. Metade dos alunos sentem-se capacitados para resolver uma situação clínica básica de Ginecologia e Obstetrícia, com o conhecimento nesta área. Da mesma forma, 50% dos alunos, das diversas Escolas/Faculdades de Medicina, têm como perceção que o ensino que tiveram foi suficiente. A maioria dos alunos (64%) acha que o tempo de aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia é aceitável para alcançarem os seus conhecimentos básicos. Os docentes que ministraram esta área clínica eram maioritariamente médicos de carreira docente (52%). Na opinião dos alunos, os tutores mostravam-se capacitados (77%) e motivados (48%) para o ensino. Conclusão: Apesar dos métodos de ensino diferirem entre os vários cursos de Medicina na sua globalidade, os alunos sentem ter obtido um conhecimento de Ginecologia e Obstetrícia essencial e suficiente, considerando-se capacitados para resolver situações básicas desta área. A perceção de ensino e de aprendizagem por parte dos alunos não difere de forma significativa entre as diferentes Escolas/Faculdades, o que pode indicar que todos os cursos de Medicina atingem similares objetivos pedagógicos.